A alimentação de uma pessoa com diabetes deve ser tão saudável como a de qualquer outra pessoa, o que significa que as recomendações são em tudo semelhantes. Um bom instrumento é, de facto, a Roda dos Alimentos e, mais recentemente, a Roda da Alimentação Mediterrânica.
Os principais objetivos da alimentação na diabetes são: manter um bom controlo da glicemia, controlar os valores de colesterol e triglicéridos e manter a pressão arterial regulada. A prática de atividade física moderada e regular faz também parte dos hábitos de vida saudáveis de todas as pessoas e, especialmente, do tratamento da diabetes, com vista à obtenção e manutenção de um peso corporal saudável. Sendo assim, fica a sugestão de uma caminhada de 30 minutos ou mais.
E agora, convidamo-lo a conhecer 10 alimentos benéficos para todos e mais ainda, para quem tem diabetes.
10 alimentos bons para a diabetes
10 alimentos bons para a diabetes
1 l Leguminosas
As leguminosas como o grão, o feijão, as lentilhas, as ervilhas, as favas e a soja, são alimentos muito ricos do ponto de vista nutricional. Quando consumidos regularmente, estes alimentos permitem controlar melhor a glicemia e prevenir as doenças cardiovasculares. Podem ser desfrutados de diversas formas em pratos quentes, frios, saladas e entradas. São alimentos ricos em proteínas e são uma excelente fonte de fibra, o que pode ajudar no controlo de apetite e do peso corporal.
1 / 10
10 alimentos bons para a diabetes
2 | Azeite
O azeite é composto essencialmente por ácidos gordos monoinsaturados, com elevados benefícios para a saúde. Este tipo de gorduras contribui para a redução dos níveis de colesterol LDL (o colesterol «mau», que aumenta o risco de doenças cardiovasculares) e para o aumento dos níveis de colesterol HDL (o colesterol «bom», que protege das doenças cardiovasculares). O azeite é, assim, uma fonte de gordura saudável.
2 / 10
10 alimentos bons para a diabetes
3 | Batata doce
A batata doce é muito rica em fibras solúveis, que aumentam a saciedade e ajudam a controlar a glicemia. Por outro lado, a batata doce tem uma maior concentração em hidratos de carbono em comparação com a batata comum, pelo que deverá conhecer as equivalências: 70 g de batata comum têm a mesma quantidade do que 55 g de batata doce.
3 / 10
10 alimentos bons para a diabetes
4 | Legumes (exemplos: abóbora, cenoura e bróculos)
A abóbora é rica em vitamina A e em cartotenoides que vão atuar como antioxidades e podem prevenir problemas associados ao envelhecimento, como as cataratas e a degeneração macular.
A cenoura é rica em fibras solúveis, caroteno, potássio e fitoquímicos, e pobre em hidratos de carbono. Para ter uma ideia, para conseguir ingerir 12 g de hidratos de carbono de cenouras teria de consumir 300 g deste alimento.
Os brócolos são pobres em calorias e são, por outro lado, muito ricos em nutrientes (como por exemplo sais minerais, vitaminas e fibras). Com muitos benefícios para a saúde, podem ajudar a evitar doenças inflamatórias e cardiovasculares.
4 / 10
10 alimentos bons para a diabetes
5 | Abacate
O abacate é uma fruta que contém predominantemente ácidos gordos monoinsaturados que podem ajudar a controlar os lípidos sanguíneos (ex.: triglicéridos e colesterol). Este fruto é ainda muito rico em fibras que não só ajudam ao funcionamento do trânsito intestinal, como melhoram a digestão e aumentam a sensação de saciedade.
5 / 10
10 alimentos bons para a diabetes
6 | Flocos de aveia
A aveia é muito rica em fibras solúveis, principalmente betaglucano. Esta fibra traz grandes benefícios para a promoção da saciedade, controlando a fome e mantendo a energia ao longo do tempo. Além disso, os flocos de aveia ajudam no controlo da glicemia, trânsito intestinal e na redução do colesterol. Opte por escolher os flocos de aveia integrais e sem adição de açúcares.
6 / 10
10 alimentos bons para a diabetes
7 | Frutos vermelhos
Os frutos vermelhos (ex.: os morangos, framboesas, mirtilos, amoras, cerejas e groselhas) são ricos em vitamina C e fibras. São também um excelente antioxidante que vai ajudar as células a renovarem-se. Além disso, têm um baixo teor em hidratos de carbono, ou seja, 8 morangos médios (235 g) têm a mesma quantidade que 1 maçã pequena (110 g). Devido à grande variedade destes frutos por ano, opte por adquirir frutos vermelhos da época: além de mais saborosos, são também mais económicos.
7 / 10
10 alimentos bons para a diabetes
8 | Iogurtes
Os produtos lácteos são excelentes fontes de proteínas, vitaminas e minerais, como o cálcio e o fósforo. Os iogurtes contêm probióticos que exibem um efeito benéfico sobre distúrbios e infeções intestinais. Das inúmeras vantagens do consumo de probióticos, a ação que mais se destaca é a promoção de um trânsito intestinal regular. Antes de escolher o iogurte, é muito importante consultar a informação nutricional presente nos rótulos, optando por iogurtes magros e sem adição de açúcares.
8 / 10
10 alimentos bons para a diabetes
9 | Peixes gordos
Os peixes gordos são ricos em ácidos gordos polinsaturados essenciais ao organismo, também conhecidos por ómega 3. Estes ácidos são obtidos exclusivamente a partir da alimentação, uma vez que o nosso organismo não os consegue produzir. O consumo de ómega 3 tem um efeito protetor em relação às doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, diminuição da pressão arterial, da concentração plasmática de triglicéridos.Recomenda-se o consumo de peixes gordos (como o atum, cavala, salmão e sardinha), 2 vezes por semana.
9 / 10
10 alimentos bons para a diabetes
10 l Frutos oleaginosos
Os frutos oleaginosos são as nozes, amêndoas, pinhões, avelãs, caju, entre outros, muito ricos em gorduras insaturadas ómega 3 e ómega 6 que tem a função anti-inflamatória. Se consumirmos estes frutos nas refeições intercalares, com outros alimentos, como por exemplo, uma peça de fruta, pode ajudar a controlar a glicemia e o apetite até à refeição principal.