3 pratos de bacalhau para o Natal
Neste natal, experimente uma destas receitas saudáveis de bacalhau para toda a família.
Felizmente, o Natal já não tem de ser sinónimo de deixar de se deliciar com os seus sabores favoritos. Se gostaria de manter a tradição lá em casa mas gostaria de experimentar receitas de bacalhau mais saudáveis para a diabetes neste Natal, este artigo é para si. Entre estas 3 saborosas receitas há opções para todos os gostos, simples de cozinhar e de deixar a família a pedir por mais!
Fique por aqui e siga as nossas sugestões para o seu menu da consoada. Experimente ainda uma das nossas sugestões de sobremesas de Natal!
1 | Bacalhau com broa
Ingredientes
- Bacalhau congelado – 600 g
- Cebola – 200 g
- Dentes de alho – 3
- Azeite – 6 colheres de sopa
- Broa de milho – 500 g
- Couve-portuguesa – 500 g
- Pimentão doce – 2 colheres de chá
- Coentros frescos – q.b.
- Pimenta – q.b.
Modo de preparação
Pré-aqueça o forno a 180º C. Coza as postas de bacalhau em água a ferver, tendo o cuidado de não as deixar cozer muito. Retire do lume e reserve a água. Depois de arrefecerem um pouco, limpe as postas de peles e espinhas, e reduza a lascas. Reserve.
Lave bem a couve, corte em tiras finas e coza na água do bacalhau durante 8 a 10 minutos. Depois de cozida, escorra bem. Corte a cebola e 2 dentes de alho em rodelas finas e leve a refogar numa frigideira com 4 colheres de sopa de azeite. Adicione o pimentão doce, o bacalhau e a couve cozida, envolvendo muito bem.
Com uma faca bem afiada, abra uma tampa na parte de cima da broa e escave com uma colher, retirando todo o miolo. Junte-o ao preparado de bacalhau, cebola e couve. Retifique os temperos e coloque o bacalhau preparado dentro da broa, fechando-a com a tampa de broa. Leve ao forno a 200º C durante 5 minutos.
Tire do forno, regue com uma mistura de 2 colheres de sopa de azeite quente, 1 alho e coentros finamente picados (facultativo).
2 | Bacalhau em cama de grão e espinafres
Ingredientes
- Bacalhau cozido – 2 postas
- Grão de bico cozido – 800 g
- Espinafres – 200 g
- Dentes de alho – 2 (laminados)
- Azeite – q.b.
- Cominhos – q.b.
Modo de preparação
Comece por desfiar o bacalhau previamente cozido. Com a ajuda de um robô de cozinha ou picadora, triture o grão até obter um puré. Tempere a gosto com um pouco de cominhos (facultativo). Reserve.
Numa frigideira, coloque um fio de azeite e salteie os espinafres. Reserve. Noutra frigideira, coloque um fio de azeite, o bacalhau e os dente de alho laminados (não muito fino, para não queimar). Deixe alourar um pouco e ganhar sabor.
Numa travessa, comece por empratar com uma forma circular com o puré de grão, os espinafres e o bacalhau por cima!
Sugestão: quando servir, pode regar com um fio de azeite.
3 | Bacalhau fresco no forno com crocante de broa e ervas
Ingredientes
- Bacalhau fresco – 1 tranche
- Tomate cereja em cacho – 500 g
- Broa de milho de véspera – 200 g
- Parmesão ralado – 25 g
- Tomilho fresco – 3 hastes
- Cebolinhi fresco – 1 colher de sopa (picado)
- Batatas farinhentas – 400 g
- Couve-flor – 400 g
- Leite morno – 130 mL
- Manteiga magra – 30 g
- Noz moscada – q.b.
- Pimenta branca – q.b.
- Azeite – q.b.
- Sal – q.b.
Modo de preparação
Coloque as batatas com a pele numa panela com água fria e leve ao lume. Coza a couve-flor à parte. Retire a côdea e rale a broa. Coloque o tomate cereja numa assadeira, tempere com um pouco de sal e pimenta. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C durante aproximadamente 15 minutos. Numa taça misture a broa ralada com o parmesão, azeite q.b., as folhas de tomilho picadas, o cebolinho, o sal e a pimenta.
Seque um pouco o bacalhau com papel absorvente e, de seguida, tempere-o com sal e pimenta branca a gosto. Coloque por cima a mistura de broa e ervas. Pressione com a mão de modo a formar uma crosta.
Junte o bacalhau à assadeira com o tomate. Regue com um fio de azeite e leve ao forno a 200º C, durante aproximadamente 12 minutos ou até o bacalhau estar cozinhado. No final, para alourar a broa, coloque uns minutos na opção grill.
Retire a pele às batatas e reduza-as a puré, juntamente com a couve-flor. Adicione a manteiga e o leite. Tempere com sal, pimenta branca e noz moscada a gosto. Se necessário, retifique os temperos.
Sirva o bacalhau com o tomate e o puré. Acompanhe com uma boa salada de rúcula e canónigos.
Junte-se à comunidade Diabetes 365º! Partilhe as sua experiências, conhecimento e dúvidas com outras pessoas na mesma situação.