Pub
Pub
artigo
imprimir

4 dicas para gerir melhor a diabetes este ano

Com a viragem do ano vêm as resoluções que ficaram por cumprir. Neste novo ano, não dê descanso à diabetes: siga as nossas dicas e comece a gerir melhor o controlo da glicemia.

A diabetes é uma doença complexa que exige a sua atenção. Se ainda não preparou a sua lista de resoluções para o ano novo, mas sabe que gostava de gerir melhor a sua diabetes, este artigo é para si.

 

Ainda que a diabetes seja uma doença crónica que requer tratamento, há muito que pode fazer no seu dia a dia para garantir que os níveis de glicemia estão sob controlo, bem como pode tomar as rédeas da doença e impedir o desenvolvimento de complicações no longo prazo. Afinal, ainda que as manifestações de complicações tenham tendência a aparecer mais tarde, começam a desenvolver-se no início e o controlo glicémico é fundamental para travar o seu avanço.

 

Não deixe de consultar a sua equipa de saúde na hora de procurar estratégias para gerir melhor a diabetes. Conhecendo o seu caso particular, poderão sugerir opções personalizadas para si que o podem ajuda a conseguir.

 

Comece por criar a sua lista de comportamentos que gostaria de mudar e trace um plano para os colocar em prática. Procure evitar planos difíceis de cumprir que o possam levar a desistir: é preferível optar pelas pequenas conquistas, um passo de cada vez, do que dar vários passos maiores do que o que consegue gerir.

 

Procure envolver a sua família. Juntos somos mais fortes e com o apoio dos que o rodeiam será mais fácil aplicar as modificações que considera importantes para encetar um novo ano.

artigo

24.

7 dúvidas comuns sobre diabetes

 

Preparado para começar? Siga estas 5 dicas que temos para si.

4 dicas para gerir melhor a diabetes este ano
  • 4 dicas para gerir melhor a diabetes este ano
    dicas diabetes

    1 | Inclua mais atividade física na sua rotina

    Se gostaria de praticar mais exercício físico, a viragem do ano é perfeita para um novo começo: experimente novas modalidades e inclua-as na sua rotina. Encontrar uma atividade com aulas ou que inclui a participação de outras pessoas pode ser a chave para o motivar a não desistir. E se o desporto não o seduz, encontre alternativas que o mantenham afastado do sofá: dê mais tempo às tarefas de casa, deixe o carro para trás mais vezes e experimente fazer mais caminhadas. Manter-se ativo não só é bom para o controlo da glicemia, como para manter um peso saudável.

    1 / 4
  • 4 dicas para gerir melhor a diabetes este ano
    dicas diabetes

    2 | Mantenha a sua glicemia controlada

    Desta vez é que é! Garanta que tem todos os utensílios para fazer as suas medições da glicemia e siga um calendário com o número de medições que deve fazer por dia. Aproveite e faça um diário da sua diabetes, com todos os registos de glicemia. Não só terá noção do seu controlo glicémico, como poderá saber quando tem de implementar outras estratégias para reduzir o seu nível de açúcar sanguíneo. Experimente criar lembretes com um alarme para que não se volte a esquecer das suas medições.

     

    2 / 4
  • 4 dicas para gerir melhor a diabetes este ano
    dicas diabetes

    3 | Envolva-se com a comunidade e faça da diabetes a sua causa

    São cada vez mais os casos de diabetes diagnosticados por todo o mundo. Procure não apenas cuidar da sua doença, mas inspirar outros a tomar o controlo ou a prevenir a diabetes. Procure os grupos e associações de doentes junto de si e envolva-se em atividades de consciencialização e luta contra a diabetes. Além disso, poderá conhecer outras pessoas na mesma situação que a sua, partilhar experiências e esclarecer dúvidas.

    3 / 4
  • 4 dicas para gerir melhor a diabetes este ano
    dicas diabetes

    4 | Crie o seu próprio plano alimentar

    Com a ajuda de um profissional ou com o conhecimento que tem, trace um novo plano alimentar para manter uma dieta mais equilibrada e saudável. Diversifique a sua alimentação e descubra novas opções. Resista às tentações que desestabilizam os seus níveis de glicemia, deixando-as apenas para os dias de festa. Ao longo deste ano teremos novos artigos sobre alimentação e novas receitas para si: vale a pena experimentar!

    4 / 4
 

Junte-se à comunidade Diabetes 365º!

 

artigo
imprimir
anterior seguinte