5 especiarias que ajudam no controlo glicémico
As especiarias não só ajudam a trazer sabor para a alimentação, como podem ter propriedades benéficas para a saúde. Descubra 5 especiarias que têm sido faladas quando o assunto é a diabetes.
As especiarias são produtos derivados de plantas (sementes, cascas ou flores) com sabor intenso e distintivo. Antes de mais, são importantes aliados na cozinha, pois ajudam a conservar alimentos, intensificam sabores e caracterizam pratos típicos de certas regiões.
Além disso, há séculos que as especiarias são também empregadas para fins medicinais e de prevenção da doença. A especiaria indiana açafrão, largamente utilizada na cozinha mediterrânica, por exemplo, tem sido historicamente utilizada no tratamento do cancro e de estados depressivos. Por outro lado, coentros e tomilho são empregados pelas suas propriedades digestivas e a curcuma, por exemplo, pelas suas propriedades anti-inflamatórias. A lista é extensa. Mas vamos ver quais as especiarias que têm sido identificadas na medicina tradicional e em estudos científicos recentes como potencialmente benéficas para os doentes diabéticos.
5 especiarias que ajudam no controlo glicémico
Canela
A canela é consistentemente indicada como um ótimo aliado para o doente diabético. Parece ajudar, ao conferir um sabor doce aos alimentos sem a necessidade de adicionar açúcar. Ensaios clínicos recentes indicam que o seu consumo reduz os níveis de açúcar no sangue em pessoas saudáveis e em pessoas com diabetes tipo 2. A canela parece, também, trazer benefícios para o coração, ajudando a reduzir o colesterol e os triglicerídeos, ou seja, a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Dica de refeição: experimente polvilhar no iogurte, fruta ou cereal; use-a em ensopados ou para esfregar carne.
Pimenta preta
Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, a pimenta preta está na origem do ingrediente ativo de muitos cremes e pomadas para artrite e dores musculares. A sua função anti-inflamatória pode ajudar em travar o desenvolvimento da diabetes. Por outro lado, pode também contribuir em aliviar os dores provocados pela neuropatia diabética. Considera-se que a pimenta preta atua como antioxidante e que pode potenciar o efeito antidiabético de outras especiarias.
Dica de refeição: pode ser adicionado a qualquer refeição salgada. Mas atenção, não é aconselhada para quem sofre de distúrbios gastrointestinais!
Gengibre
O gengibre é largamente utilizado como remédio anti-inflamatório natural. Estudos científicos parecem verificar que o gengibre diminui a glicemia, acelerando o metabolismo e aumentando a absorção de glicose no sangue. Num estudo animal de 2014 publicado no Jornal de Estudos Diabéticos, os investigadores concluíram que o gengibre tem o potencial de:
- Reduzir o peso corporal e a gordura corporal;
- Diminuir os níveis de açúcar no sangue;
- Aumentar os níveis de insulina.
Dica de refeição: o seu sabor fresco e picante o gengibre é versátil e pode ser utilizado em bolos, peixes e carnes cozidas, molhos e bebidas.
Curcuma
A curcuma oferece imensos benefícios ao nosso corpo e é um tempero ideal para quem sofre de diabetes. Possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antineoplásicas e antimicrobianas. A curcuma tem sido identificada como um alimento prometedor na prevenção e tratamento da diabetes, parecendo melhorar o perfil metabólico dos doentes, ao mesmo tempo que parece ter efeito cardioprotetor, nefroprotetor e hepatoprotetor.
Dica de refeição: graças ao seu sabor delicado, é muito fácil usar a curcuma para enriquecer inúmeros pratos como, por exemplo, sopas, risotos, caris e legumes assados.
Sálvia
Talvez não seja coincidência que a palavra inglês «sage» é a mesma usada para indicar a especiaria e uma pessoa sábia. Na medicina tradicional, considera-se que a sálvia potencia a memória e alguns estudos mais recentes verificaram que parece ter efeitos protetores para o cérebro. Hoje, a sálvia mostra potencial como um tratamento para diabetes tipo 2 porque parece aumentar a ação da insulina e reduzir o açúcar no sangue além de possuir ação anti-inflamatória, antibacteriana e antioxidante.
Dica de refeição: experimente adicionar a sálvia em pratos de carne ou peixe, ou como base para chás e infusões!
Atenção! As especiarias, assim como qualquer outro ingrediente natural, não são um substituto da medicação para diabetes ou de uma dieta controlada. Assim sendo, encare-as como um complemento útil para um estilo de vida saudável. Em caso de dúvida, deverá sempre dialogar com a sua equipa de saúde.
Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!
Lima et al., 2019.
Srinivasan, 2019.
Azimi, et al., 2015.
WebMD