Pub
Pub
artigo
imprimir

5 resoluções de ano novo para quem tem diabetes

Escolha algumas destas resoluções: escolha um ano de luta contra a diabetes.

Um novo ano é, também, o início de muitas novas possibilidades. E para quem vive com diabetes, sobretudo, é uma aventura que não pára! Por isso, nada como estabelecer desde já as resoluções de ano novo que vai querer implementar. Mas atenção: não seja demasiado exigente. Passo a passo tudo se consegue, porque, afinal, o resultado das mudanças nem sempre é imediato.

 

A boa notícia é que cá estaremos ao seu lado para o ajudar a gerir cada vez melhor a doença com dicas e informações sobre o que é a diabetes, como prevenir e ainda como cuidar. Assim sendo, que tal aderir a uma (ou várias) destas resoluções de ano novo perfeitas para quem vive com diabetes?

5 resoluções de ano novo para quem tem diabetes
  • 5 resoluções de ano novo para quem tem diabetes

    1- Snacks antes de dormir? Não, obrigado!

    É perfeitamente normal ter vontade de comer qualquer coisinha antes de ir dormir. Mas será que precisa mesmo? O seu corpo precisa? Talvez não. Assim sendo, depois de uma boa refeição ao jantar, o ideal é que não vá para a cama de barriga cheia. Por isso, comece o ano novo com uma regra de ouro: depois do jantar mais nada!

    1 / 5
  • 5 resoluções de ano novo para quem tem diabetes

    2- Medir, medir e medir a glicemia!

    Comece o novo ano a criar lembretes no seu telemóvel para as horas das medições e faça o seu registo. Se não quer manter um diário da diabetes, porque não mantém uma agenda? Por um lado pode registar os seus afazeres. E, por outro lado, pode também registar em cada dia os seus valores de glicemia. E quando conseguir uma boa rotina de medição, já sabe que o que tem de fazer é sobretudo vigiar os números e agir de acordo. Valores muito altos? Em primeiro lugar, atenção à mesa e toca a caminhar!

    2 / 5
  • 5 resoluções de ano novo para quem tem diabetes

    3- Este é o ano da prevenção!

    Se há coisa importante para manter a diabetes sob controlo é o acompanhamento por profissionais de saúde. Mesmo quando é difícil conseguir a consulta, não deixe de tentar falar com regularmente com um profissional de saúde que o possa ajudar. Além disso, não descure outras consultas: já marcou a sua consulta de oftalmologia? E do pé diabético? E do dentista? Não se esqueça de que a diabetes pode afetar vários sistemas e órgãos do seu organismo. Todo o cuidado é pouco para evitar complicações futuras. Não sabe a que médico ir? Peça referências aos profissionais de saúde que conhece ou contacte uma associação de doentes.

    3 / 5
  • 5 resoluções de ano novo para quem tem diabetes

    4- Caminhar todas as semanas!

    Agora é que é! Este ano procure manter-se mais ativo, nem que seja fazendo uma caminhada 2 ou 3 vezes por semana! Quer um incentivo: arranje um podómetro, um dispositivo que conta a distância que percorre. Comece devagar e, a pouco e pouco, tente, por exemplo, aumentar as distâncias que percorre. Sente-se com pouca vontade? Então desafie-se a si próprio… e desafie um amigo ou familiar. Assim, não só podem pôr a conversa em dia, como podem passear juntos e ainda fazer exercício (que verdadeiro 3 em 1!).

    4 / 5
  • 5 resoluções de ano novo para quem tem diabetes

    5- Hábitos alimentares novos: 2 ou 3 não custam

    Se já tentou várias vezes mudar os seus hábitos alimentares sem grande sucesso, talvez esteja na hora de repensar como o faz. Assim sendo, ao invés de criar um plano elaborado e complexo cheio de restrições, pense em apenas 2 ou 3 mudanças simples que não sejam demasiado exigentes. Que tal segunda-feira ser o dia sem carne? E a quinta-feira ser o dia de jantar apenas uma sopinha? E se simplesmente trocasse a manteiga por uma opção vegetal? Cada passinho conta e, assim, depois de conseguir pequenas mudanças pode pensar nas que se seguem!

    5 / 5
artigo

58.

A importância do controlo glicémico

Junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Referências
  • ASweetLife

  • Diabetes.co.uk

  • Diabetescouncil.com

artigo
imprimir
anterior seguinte