Alimentos ricos em ómega-3
Certamente já terá ouvido falar dos benefícios do ómega-3. No entanto, será que sabe onde encontrar esta gordurinha com tantos benefícios para a sua saúde?

Os benefícios do ómega-3 foram descobertos ainda nos anos 70. Sim, ouviu bem! Longe de ser uma novidade, há, contudo, muito ainda por descobrir sobre esta gordurinha tão boa para a saúde. Ainda assim, sabemos hoje quais os principais alimentos ricos em ómega-3 que pode incluir na sua alimentação.
A história sobre o ómega-3 leva-nos até à Gronelândia. Foi lá que há mais de 50 anos alguns investigadores acharam curioso que um povo local tivesse uma incidência tão baixa de doenças cardiovasculares, sobretudo, porque a sua alimentação era rica em gordura. Claro está que essa gordura vinha essencialmente de peixes gordos, ou seja, alimentos ricos em ómega-3. Ou seja, foi o primeiro passo para começarmos a descobrir os benefícios cardiovasculares desta gordurinha. Mas estes não são os únicos benefícios que conhecemos. Até hoje, o ómega-3 já foi associado a benefícios para a saúde cognitiva e da visão, bem como na inflamação.
Além disso, o ómega-3 continua em investigação em áreas como a depressão e os distúrbios de humor, o cancro, a artrite e muitas outras condições de saúde.
Os tipos de Ómega-3
Porque o nosso organismo não consegue produzir ómega-3 é fundamental obtê-lo através da alimentação. No entanto, existem vários tipos de ómega-3:
- O EPA (ácido eicosapentaenoico) e o DHA (ácido docosaexaenoico) são 2 tipos encontram-se, sobretudo, em peixes;
- O ALA (ácido alfa-linonélico) encontra-se em alimentos vegetais como, por exemplo, nas sementes de chia, na linhaça e nas nozes.
Pensa-se que a grande maioria dos benefícios estejam relacionados com os tipos EPA e DHA. De acordo com a Universidade de Harvard, o nosso organismo consegue converter os ALA em EPA, mas apenas em pequenas quantidades.
Agora que já sabe um pouco mais sobre este tema, vamos descobrir quais os alimentos ricos em ómega-3!

Por fim, junte-se à Diabetes 365º!
Harvard Medical School
WebMD
Farmácias Portuguesas