Pub
Pub
artigo
imprimir

Como conseguir uma boa hidratação

Saiba porquê e como poderá garantir uma boa hidratação ao seu organismo.

Uma parte significativa da população portuguesa não bebe a quantidade de líquidos suficiente para manter uma hidratação saudável. Não podemos esquecer que o corpo humano é constituído por, mais ou menos, 75% de água. Entre os nutrientes essenciais está a água, o elemento fundamental para uma hidratação aconselhável. Vamos então explicar por que é necessária uma boa hidratação na diabetes e como a conseguir.

 

Quando questionadas durante a consulta se bebem água em quantidade suficiente as respostas são de vária ordem como por exemplo: não gosto de beber água «simples», não gosto de beber água, custa-me beber água, nunca bebo água, a água enjoa-me.

 

Poderá ultrapassar algumas destas situações aromatizando a água com sumo de limão, por exemplo, ou bebendo tisanas.

Como conseguir uma boa hidratação na diabetes

Como perdemos líquidos

 

A água é o maior componente do nosso organismo e só conseguimos sobreviver sem água durante poucos dias. Sem água podemos sofrer consequências graves para o organismo, como por exemplo a subida da pressão arterial para níveis nefastos, mau funcionamento cardíaco ou renal.

 

O que perdemos de líquidos? Perdemos entre 1800 e 2300 mL/dia. Como? Através de funções fisiológicas normais como transpiração, exalação de vapor de água pela respiração, mas, também pela urina e pelas fezes.

 

Que quantidade ingerir

 

Qual a quantidade de água que devemos beber por dia? As necessidades de cada um são variáveis, de acordo com algumas circunstâncias como o clima, a atividade física, a idade, o tipo de trabalho. Uma regra prática dos 8 × 8 (8 copos de 250 mL/dia) em média.

 

Em casos de exercício intenso deve pesar-se antes e depois do exercício e beber líquidos (preferencialmente água) de acordo com a perda de peso, isto é, por cada meio quilograma perdido deve beber 2 copos de água. Assim conseguimos repor as perdas de água que se deram durante o exercício. Mas estas perdas podem ser maiores se o exercício foi muito intenso e praticado em clima muito quente e húmido.

 

Há uma regra prática que nos pode ajudar para saber se estamos a beber líquidos em quantidade suficiente: olhe para a urina quando for urinar – se for límpida como água e sem cheiro é porque está a beber líquidos em quantidade adequada.

 

A melhor escolha

 

Sobre bebidas desportivas: serão melhores do que água? A resposta é: em alguns casos. A reposição de eletrólitos só será necessária em alguns poucos casos (atenção ao açúcar e às calorias). Por exemplo, em caso de exercício intensivo mais do que 1 hora/dia, ou atividade física muito ativa em climas muito quentes ou muito húmidos.

 

Para a maioria a água é a melhor escolha. Deve substituir-se a quantidade de líquidos que se perde por dia – pelo menos 8 copos de água/dia. Assim, com ingestão adequada de água há menor risco de litíase urinária e pensa-se que haverá menor risco de cancro do cólon e da bexiga. A desidratação é a causa número um da fadiga e de cefaleias associadas a fadiga.

 

Como manter a hidratação

 

A hidratação pode ser mantida de várias formas: não só bebendo água mas também incluindo na alimentação sopa, fruta, sumos, leite, chá ou tisanas (a cafeína aumenta a diurese), soft drinks (bebidas frias, doces, sem álcool vendidas em garrafa ou lata) e líquidos contidos nos alimentos.

 

No entanto, tenha muito cuidado com as calorias adicionais contidas noutras bebidas. As pessoas com diabetes devem evitar bebidas com açúcar. O que se aconselha: beba água, leve água consigo no carro, no escritório, substitua outras bebidas por água. E não se esqueça de aconselhar crianças a beber água em vez de outras bebidas, nomeadamente durante as refeições.

 

O papel dos profissionais de saúde

 

Os profissionais de saúde devem, sempre que possível, indagar o seu comportamento face à hidratação, informando sobre os comportamentos a modificar e lembrando as vantagens de uma boa hidratação. Seja um defensor da hidratação. Dê o exemplo bebendo água!

artigo

6 bebidas que pode consumir na diabetes

Junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Referências
  • Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP)

artigo
imprimir
anterior seguinte