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Como conseguir uma boa hidratação

Saiba porquê e como poderá garantir uma boa hidratação ao seu organismo.

Uma parte significativa da população portuguesa não bebe a quantidade de líquidos suficiente para manter uma hidratação saudável. Não podemos esquecer que o corpo humano é constituído por, mais ou menos, 75% de água. Entre os nutrientes essenciais está a água, o elemento fundamental para uma hidratação aconselhável. Vamos então explicar por que é necessária uma boa hidratação na diabetes e como a conseguir.

 

Quando questionadas durante a consulta se bebem água em quantidade suficiente as respostas são de vária ordem como por exemplo: não gosto de beber água «simples», não gosto de beber água, custa-me beber água, nunca bebo água, a água enjoa-me.

 

Poderá ultrapassar algumas destas situações aromatizando a água com sumo de limão, por exemplo, ou bebendo tisanas.

Como conseguir uma boa hidratação na diabetes

Como perdemos líquidos

 

A água é o maior componente do nosso organismo e só conseguimos sobreviver sem água durante poucos dias. Sem água podemos sofrer consequências graves para o organismo, como por exemplo a subida da pressão arterial para níveis nefastos, mau funcionamento cardíaco ou renal.

 

O que perdemos de líquidos? Perdemos entre 1800 e 2300 mL/dia. Como? Através de funções fisiológicas normais como transpiração, exalação de vapor de água pela respiração, mas, também pela urina e pelas fezes.

 

Que quantidade ingerir

 

Qual a quantidade de água que devemos beber por dia? As necessidades de cada um são variáveis, de acordo com algumas circunstâncias como o clima, a atividade física, a idade, o tipo de trabalho. Uma regra prática dos 8 × 8 (8 copos de 250 mL/dia) em média.

 

Em casos de exercício intenso deve pesar-se antes e depois do exercício e beber líquidos (preferencialmente água) de acordo com a perda de peso, isto é, por cada meio quilograma perdido deve beber 2 copos de água. Assim conseguimos repor as perdas de água que se deram durante o exercício. Mas estas perdas podem ser maiores se o exercício foi muito intenso e praticado em clima muito quente e húmido.

 

Há uma regra prática que nos pode ajudar para saber se estamos a beber líquidos em quantidade suficiente: olhe para a urina quando for urinar – se for límpida como água e sem cheiro é porque está a beber líquidos em quantidade adequada.

 

A melhor escolha

 

Sobre bebidas desportivas: serão melhores do que água? A resposta é: em alguns casos. A reposição de eletrólitos só será necessária em alguns poucos casos (atenção ao açúcar e às calorias). Por exemplo, em caso de exercício intensivo mais do que 1 hora/dia, ou atividade física muito ativa em climas muito quentes ou muito húmidos.

 

Para a maioria a água é a melhor escolha. Deve substituir-se a quantidade de líquidos que se perde por dia – pelo menos 8 copos de água/dia. Assim, com ingestão adequada de água há menor risco de litíase urinária e pensa-se que haverá menor risco de cancro do cólon e da bexiga. A desidratação é a causa número um da fadiga e de cefaleias associadas a fadiga.

 

Como manter a hidratação

 

A hidratação pode ser mantida de várias formas: não só bebendo água mas também incluindo na alimentação sopa, fruta, sumos, leite, chá ou tisanas (cafeína aumenta diurese), soft drinks (bebidas frias, doces, sem álcool vendidas em garrafa ou lata) e líquidos contidos nos alimentos.

 

No entanto, tenha muito cuidado com as calorias adicionais contidas noutras bebidas. As pessoas com diabetes devem evitar bebidas com açúcar. O que se aconselha: beba água, leve água consigo no carro, no escritório, substitua outras bebidas por água. E não se esqueça de aconselhar crianças a beber água em vez de outras bebidas, nomeadamente durante as refeições.

 

O papel dos profissionais de saúde

 

Os profissionais de saúde devem, sempre que possível, indagar o seu comportamento face à hidratação, informando sobre os comportamentos a modificar e lembrando as vantagens de uma boa hidratação. Seja um defensor da hidratação. Dê o exemplo bebendo água!

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105.

6 bebidas que pode consumir na diabetes

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Fontes

Referências

  • Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP)
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