Pub
Pub
artigo
imprimir

Conhece estes alimentos ricos em água?

A água representa cerca de dois terços da composição do nosso corpo. E, por isso, é importante manter a hidratação. Mas porque nem sempre temos uma garrafa à mão, eis alguns alimentos ricos em água que podem ajudar a prevenir a desidratação.

Manter a hidratação é fundamental para garantir um bom funcionamento do organismo. E, apesar de pensarmos em água e bebidas quando se fala em hidratação, saiba que os alimentos ricos em água também ajudam a repor a água. Mas, antes de mais, lembremos por que é a água tão importante para o nosso corpo.

Água: para que te quero?

O nosso organismo precisa de água para:

 

  • Regular a temperatura corporal;
  • Proteger os órgãos e tecidos e lubrificar as articulações;
  • Manter as mucosas dos olhos e nariz hidratadas, bem como a produção de saliva;
  • Favorecer a chegada de nutrientes e oxigénio às células;
  • Eliminar metabolitos pela urina e fezes.

 

Quando se perde água e não é ingerida a quantidade suficiente para repor, podemos entrar em desidratação. Além de sentir sede, lábios e pele seca, o nosso corpo vai conservar ao máximo a água que ainda tem, passando a urina a ser concentrada e em menor quantidade. Os casos mais graves de desidratação podem criar uma situação de prostração e choque.

 

Nunca é demais lembrar que, a água é parte fundamental para a produção de energia e alimentos, para a construção de ecossistemas saudáveis ​​e para a sobrevivência da espécie humana.  Cerca de 2,1 mil milhões de pessoas ainda não têm acesso a água potável com segurança (WHO/UNICEF 2017), tornando-se um bem escasso, cujos recursos devemos proteger.

 

No dia-a-dia, cerca de 80% do nosso consumo de água vem da ingestão da bebida. Os restantes 20% teremos de consumir noutros alimentos: deixamos-lhe algumas sugestões que garantem que não perde uma gota.

Alimentos ricos em água
  • Alimentos ricos em água

    Pepino

    O pepino não é uma surpresa quando procuramos alimentos com elevado teor em água: cerca de 96%. É um vegetal nutritivo, mas baixo em calorias, que contém ainda antioxidantes e minerais importantes como o potássio e o magnésio.

    1 / 6
  • Alimentos ricos em água

    Melancia

    Esta fruta de verão é praticamente água – cerca de 94% – e da melhor qualidade, uma vez que traz consigo vitaminas e minerais. Uma taça de melancia cortada, num dia de calor vai ajudá-lo a combater a desidratação e vai garantir que consome 21% da dose diária recomendada de vitamina C, 18% de vitamina A e pelo menos 5% do mineral potássio, importante na manutenção da saúde cardiovascular.

    2 / 6
  • Alimentos ricos em água

    Tomate

    Quer escolha tomates cherry ou o comum tomate de cacho, está a escolher um alimento com cerca de 95% de água. A sua cor vermelha vem da concentração em licopeno, que tem ação antioxidante por permitir a reparação de danos nas células (causados por radicais livres). Pode ingerir o tomate cru, na salada e em sanduíches, bem como em aperitivos com queijo fresco. Além disso, pode ainda preparar uma sopa de tomate.

    3 / 6
  • Alimentos ricos em água

    Brócolos

    Os bróculos são compostos por 90% de água. Além disso, são uma mais-valia por serem ricos em nutrientes como a vitamina K, o ferro e ácido fólico ou cálcio. Pode confecioná-los numa sopa (para aumentar o consumo de água) ou incluí-los como acompanhamento às refeições.

    4 / 6
  • Alimentos ricos em água

    Cogumelos

    Os cogumelos crus (para 100g) são constituídos por 92% de água. Prova disto, é vê-los reduzir o seu tamanho durante a confeção, pela perda de água. São, também, uma boa fonte de vitamina B2 (riboflavina) que desempenha um papel importante no sistema nervoso e na vitalidade da pele. São muitas as variedades e pode prepará-los de várias formas: salteados numa entrada, como acompanhamento, na salada ou no chili e «ao vapor».

    5 / 6
  • Alimentos ricos em água

    Laranja

    Um bom copo de sumo de laranja (100 a 200ml) repõe energias: cerca de 90 mL de água enriquecidos em vitamina C, entre outros nutrientes, e naturalmente doce (9 g de hidratos de carbono). Mas, pode também comer este fruto (contém 85% de água) ao natural ou como acompanhamento nas saladas de verão e pratos de carne.

    6 / 6
artigo

274.

Os perigos de entrar em desidratação

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte