Pub
Pub
artigo
imprimir

Dicas para cuidar dos olhos

Cuidar dos olhos é muito importante, sobretudo, para quem é diabético. Hoje descubra algumas dicas para cuidar melhor dos seus olhos!

A diabetes é uma doença sistémica, ou seja, pode afetar os diferentes órgãos do corpo humano. Quando afeta os olhos designa-se por retinopatia diabética, uma doença dos pequenos vasos da retina. Esta ocorre mais frequentemente em diabéticos jovens e que são tratados com insulina. é importante que saiba que a pessoa diabética tem um papel essencial no controlo da sua doença. Por um lado, pode tentar prevenir o aparecimento de complicações como a retinopatia diabética. Por outro lado, deve promover uma deteção atempada das possíveis complicações. Para isso é muito importante cuidar dos seus olhos. Seguidamente apresentam-se algumas dicas para a pessoa diabética cuidar dos olhos.

Dicas para cuidar dos olhos: o que pode fazer

O controlo da diabetes e a adoção de um estilo de vida saudável são fundamentais para diminuir o risco de retinopatia diabética. E, assim, para cuidar melhor dos seus olhos. Por isso, caso possa ainda melhorar um ou outro hábito menos saudável, já sabe por onde tem de começar! E se, contudo, não consegue sozinho, lembre-se que a sua equipa de saúde pode ajudá-lo!

 

Além disso, estas medidas são cruciais:

 

Para adultos:

 

  • Otimizar o controlo da glicemia
  • Melhorar o controlo da tensão arterial e do colesterol

 

Para crianças e adolescentes:

 

  • Otimizar o controlo da glicemia
  • Rastrear da retinopatia diabética através de testes adequados, como a fundoscopia ou a fotografia da retina

 

A maioria dos diabéticos podem ser bem vigiados através de rastreios da retinopatia diabética, feitos nos centros de saúde. Por isso, caso queira saber mais, vá até ao seu centro de saúde e peça mais informações sobre o acompanhamento de doentes com diabetes.

 

Se a retinopatia surgir, ela geralmente progride, embora o ritmo de progressão seja superior em pessoas com do tipo 1.É muito importante ter disciplina no que come e que pratique exercício.

 

Por isso, para cuidar dos seus olhos:

 

Acompanhe a sua visão de forma proativa e regular

  • Visite regularmente o seu médico
  • Se notar alguma alteração na visão, contacte o seu médico de imediato

 

Assuma o controlo da diabetes

  • Tome os seus medicamentos para a diabetes de acordo com o que o seu médico lhe recomendou.
  • Controle os níveis de açúcar no sangue. Manter a glicemia sob controlo é a maneira mais importante de gerir a diabetes e evitar a perda da visão.
  • Se é fumador, converse com o seu médico sobre a consulta de cessação tabágica, adequada para quem quer deixar de fumar.
  • Faça exercícios para ajudar a evitar a tensão arterial elevada, o colesterol elevado e melhorar sua qualidade de vida. Além disso, consulte seu médico sobre a atividade física que melhor se adequa a si.
artigo

263.

Diabetes e cegueira: cuide dos seus olhos

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Referências
  • National Eye Institute (NIH)

  • Sociedade Portuguesa de Oftalmologia

artigo
imprimir
anterior seguinte