Pub
Pub
artigo
imprimir

Escolhas saudáveis de bebidas de verão

Conheça as melhores e as mais deliciosas opções para se refrescar no verão.

As necessidades hídricas variam consoante o sexo, a idade, o estado de saúde e condições externas como, por exemplo, a alimentação, a temperatura e a atividade física. Ainda assim recomenda-se que uma pessoa adulta beba 1,5L a 2L de água por dia (6 a 8 copos de água). No verão, estas necessidades aumentam e sabe sempre bem variar e incluir outras bebidas de verão para além da água. Para tal, é importante que quem vive com diabetes saiba fazer as escolhas mais acertadas para se refrescar. Além disso, é fundamental evitar opções menos saudáveis como os refrigerantes e as bebidas alcoólicas.

 

Aqui ficam algumas sugestões!

Faça escolhas saudáveis de bebidas de verão
  • Faça escolhas saudáveis de bebidas de verão

    1 – Águas aromatizadas

    Para quem não gosta muito de água, pode dar-lhe algum sabor! Ou seja, basta juntar à água frutos ou ervas aromáticas de que goste como, por exemplo, limão e hortelã, frutos vermelhos laranja e canela, entre outros. Para que a água adquira alguns nutrientes, cor e sabor dos alimentos, prepare à noite e deixe refrescar no frigorífico até ao dia seguinte.

    1 / 6
  • Faça escolhas saudáveis de bebidas de verão

    2 – Refrescos de chá e infusões

    Pode preparar chás ou infusões com ervas a gosto. Deixe arrefecer no frigorífico. No entanto, se pretender consumir de imediato, junte pedras de gelo para refrescar.

    2 / 6
  • Faça escolhas saudáveis de bebidas de verão

    3 – Smoothies e sumos de vegetais

    Para quem não gosta de sopa no tempo mais quente, estas bebidas são uma alternativa que ajuda a garantir o aporte diário necessário deste grupo de alimentos. Basta juntar legumes a gosto (por exemplo espinafres, alface, aipo) e água numa liquidificadora. Em alternativa, pode utilizar a varinha mágica. Além disso, são ricos em vitaminas, minerais e fibra, tendo um baixo teor energético.

    3 / 6
  • Faça escolhas saudáveis de bebidas de verão

    4 – Refrigerantes light / zero

    Devem ser consumidos com moderação porque embora sem calorias, contêm edulcorantes ao invés de açúcar. Além disso, apresentam também concentrados, antioxidantes, conservantes e dióxido de carbono.

    4 / 6
  • Faça escolhas saudáveis de bebidas de verão

    5 – Batidos de fruta

    Podem ser feitos com base de água, leite ou bebida vegetal sem adição de açúcar à qual pode juntar fruta (em quantidade moderada). Uma vez que apresentam um valor nutricional diferente das opções anteriores, sendo fonte de proteínas e açúcares naturalmente presentes (lactose e frutose) podem ser consumidos como lanche.

    5 / 6
  • Faça escolhas saudáveis de bebidas de verão

    6 – Granizados

    Constituídos por fruta e gelo, são boas opções para dias muito quentes. Podem ser feitos facilmente juntando uma peça de fruta a gosto, gelo e água enuma liquidificadora ou robot de cozinha e triturar. Tal como os batidos, os granizados contêm fruta, pelo que devem ser contabilizados como tal!

    6 / 6
artigo

186.

Como conseguir uma boa hidratação

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Referências
  • Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP)

artigo
imprimir
anterior seguinte