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Escolher as frutas com menos açúcar

Nem todas as frutas são ricas em açúcar ou devem ser evitadas por quem sofre de diabetes. Descubra as frutas com menos açúcar neste artigo.

Sejamos sinceros, a fruta ganhou uma má reputação para quem sofre de diabetes. Mas, será que a fruta é toda igual e deve ser evitada? Nem tudo é preto e branco e queremos explicar-lhe porquê.

Fresca, enlatada, seca, em sumo?

A primeira dica que temos para partilhar é que consuma fruta fresca, uma vez que a mesma preserva as suas qualidades nutricionais. Ou seja, as suas vitaminas antioxidantes, essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo. Além disso, a fruta fresca e inteira (sem ser em sumo) tem também o benefício de ter muita fibra, que ajuda na saciedade e no trânsito intestinal. A segunda melhor opção é a fruta congelada, sem adição de açúcar.

 

Dentro das opções que deve vigiar com atenção, incluem-se os sumos de fruta, a fruta desidratada e a fruta em conserva no seu próprio sumo. Estas alternativas são menos apropriadas para quem sofre de diabetes, pois apenas poderá consumir uma pequena porção, mas procure sempre nas embalagens a frase «sem adição de açúcar».

 

Ainda assim, queremos que faça as melhores escolhas possíveis de fruta com menos açúcar, por isso, deixamos a quantidade de açúcar de algumas frutas.

Frutas com menos açúcar

Comecemos pelo lógico, no entanto, não muito agradável de trincar, limão. O limão e a sua prima lima, têm pouco açúcar e muita acidez, o que os torna num excelente tempero ou adição a um copo de água em gotas para dar algum sabor sem adicionar qualquer açúcar. Isto porque um limão ou lima têm menos de uma grama de açúcar. Depois, temos também os frutos vermelhos, entre os quais: framboesas (que têm cerca de 5 g de açúcar por porção de uma chávena), morangos e amoras (cerca de 7 g de açúcar por chávena), ricos em antioxidantes e fibra. Os quivis, além de serem ricos em antioxidantes como a vitamina C, são também pobres em açúcar, contendo apenas 6 g por quivi.

 

As toranjas são também frutas com menos açúcar, tendo apenas 9 g de açúcar por uma toranja média. Temos, em seguida, o abacate, que tem apenas 1 g de açúcar e tem ainda gordura saudável que o ajudará a manter-se saciado. A rainha do verão é a melancia e uma chávena dela aos pedaços tem menos de 10 g de açúcar. As laranjas têm cerca de 12 g de açúcar por unidade (média), desde que não sejam em sumo. Afinal, num sumo, acaba por consumir várias peças de fruta num só copo. Por fim, temos os pêssegos que são doces, mas têm menos de 13 g de açúcar por unidade média.

 

Por isso, já sabe, coma fruta e faça as melhores escolhas possíveis dentro das opções e da época. Sempre que tiver dúvidas, confirme com o seu médico ou nutricionista.

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398.

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