Pub
Pub
artigo
imprimir

Escolher um bom creme para a pele de diabéticos

Sabemos que a pele do doente diabético é especial… mas será que sabe como escolher um bom creme para a pele do diabético?

A pele é o maior órgão do corpo que tem como função proteger-nos e manter a nossa temperatura corporal. No entanto, em doenças como a diabetes pode estar mais comprometida. Por isso, é de importância escolher um bom creme para a pele de diabéticos.

Porque é que a pele do doente diabético é diferente?

A verdade é que a pele de um doente com diabetes apresenta algumas características especiais, uma vez que não é produzida tanta gordura por parte das glândulas sebáceas da pele. Ou seja, a pele fica mais «desprotegida» sem a sua gordura natural. Assim sendo, é essencial repor essa gordura através do uso de um bom creme para manter a saúde e elasticidade da pele. Uma pele mais elástica é também uma pele que não cria feridas com tanta dificuldade (que sabemos que podem ser complicadas no doente diabético).

 

Primeiro a higiene

 

Escolher um bom creme para a pele do diabético é essencial, mas a desidratação cutânea e a saúde da pele começam no banho. Assim, evite tomar banho com água demasiado quente para não deixar a pele ainda mais seca e lave-se com um sabonete sem sabão (vulgarmente designados SYNDET) ou um gel de banho suave que faça pouca espuma.

 

Em seguida, aplique o creme de corpo com a pele ainda húmida e de forma generosa, não esquecendo nenhuma zona.

 

Que ingredientes devo procurar?

 

Ao escolher um bom creme para a pele do diabético, não precisa de escolher o mais caro, uma vez que até os cremes de supermercado têm excelentes formulações e relação qualidade/preço. Assim, selecione cremes com ingredientes hidratantes como ureia, glicerina, manteiga de karité (listada nos ingredientes como shea butter), vaselina ou parafina. Estes ingredientes vão ajudar a recuperar as gorduras da sua pele e mantê-la hidratada e elástica.

 

Aplique o creme diariamente, mesmo que nesse dia não tome banho. Pode até escolher um com um perfume que lhe agrade, se ajudar na motivação da aplicação.

 

Em resumo, trate bem da sua pele, é a única que tem e existe para o proteger.

artigo

56.

Sinais da diabetes que se veem na pele

Junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Referências
  • Journal of Archives in Military Medicine

artigo
imprimir
anterior seguinte