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Exercício físico para reduzir o excesso de peso

Ter um peso adequado é importante para um melhor controlo da diabetes. Neste artigo vamos dar-lhe dicas para ajudar a reduzir o excesso de peso.

A diabetes é uma doença cada vez mais incidente na nossa sociedade. E manter um peso adequado contribui muito para um melhor controlo da doença. Reduzir o excesso de peso através do exercício físico é uma forma eficaz de prevenir complicações da diabetes e de controlar os níveis de glicemia.

O exercício como estratégia principal para reduzir o excesso de peso

O exercício físico na diabetes é muito importante. Afinal, além de estar associado à redução do excesso de peso, também vai estimular a produção de insulina e facilitar o seu transporte para as células.

 

Pode e deve adequar o tipo de exercício à sua idade, ao seu gosto e à sua condição física. Inicialmente, pode começar por fazer caminhadas diárias de 30 minutos num piso plano e regular. Se não conseguir aguentar os 30 minutos, não desista. Comece por caminhadas mais pequenas e vá aumentando gradualmente o tempo e a intensidade do exercício físico.

 

Se optar por fazer exercício físico no ginásio avise que tem diabetes. Os exercícios devem ser de intensidade moderada e de longa duração (40 minutos a 1 hora). Estes vão ser mais benéficos e permitir reduzir o excesso de peso de uma forma mais eficaz.

 

Com regularidade, o exercício físico vai contribuir para reduzir a gordura que se encontra nos diferentes órgãos e, assim, melhorar a ação da insulina no organismo. Ou seja, vai permitir controlar melhor a diabetes e diminuir o excesso de peso associado a esta doença.

 

Sempre de consultar o seu médico de família: pode ser necessário fazer um ajuste na medicação ou na alimentação para prevenir hipoglicemias.

 

Outras razões para fazer exercício na diabetes

 

Se por um lado, o exercício ajuda a reduzir o excesso de peso, por outro lado:

 

  • Melhora a saúde cardiovascular;
  • Fortalece todos os músculos;
  • Ativa a circulação;
  • Diminui a tensão arterial;
  • Ajuda a melhorar o controlo das glicemias;
  • Ajuda a baixar o colesterol;
  • Melhora o humor e a auto confiança.
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Exercícios de yoga simples para fazer em casa

Sugestões de exercício físico para reduzir o excesso de peso na diabetes

 

É muito importante que antes de iniciar um plano de exercício físico, tenha em atenção a sua condição física. Assim sendo, fale com o seu médico de família e/ou com um profissional do desporto para que tenha um plano de exercício físico à sua medida.

 

Para sentir os benefícios da atividade física é necessário que:

 

  • Pratique exercícios de intensidade moderada, no mínimo 150 minutos, repartidos ao longo dos dias da semana;
  • Não esteja mais do que 2 dias sem praticar exercício.

 

Deixamos aqui algumas dicas de exercícios que lhe permitirão reduzir o excesso de peso:

 

Exercícios leves

 

  • Caminhada (30 min.)
  • Passear o cão (30 min.)
  • Andar de bicicleta (30 min. a 1 hora)

 

Exercícios moderados

 

  • Caminhada (30 – 45 min., em piso plano e regular)
  • Dança (1 hora)
  • Hidroginástica (50 min.)
  • Corrida lenta (30 – 45 min.)
  • Subir lanços de escadas

 

Exercícios intensos

 

  • Corrida (30 min. – 1hora, em piso plano e regular)
  • Caminhada rápida (30 min. – 1 hora, em piso plano e regular)
  • Ciclismo (30 min. – 1hora)
  • Treino de força (1 hora)
  • Natação (50 min.)
  • Jogos coletivos (futebol, basquetebol, etc.)

 

Em conclusão, o exercício físico na diabetes deve ser realizado e adaptado à doença. De um modo geral, são preferidos exercícios de intensidade moderada, como por exemplo corrida, ou desportos coletivos, num total de 150 minutos/semana. Antes de iniciar qualquer programa de atividade física deve ser realizada uma avaliação, fundamental para detetar complicações da diabetes e estabelecer alguns limites. Afinal,  é importante não colocar em risco a sua integridade física. Se praticar exercício físico com regularidade pode conseguir reduzir o excesso de peso e, assim sendo, ter a sua diabetes mais controlada.

 

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

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