Pub
Pub
artigo
imprimir

Existe uma alimentação correta para diabéticos?

Não podemos dizer que existe um único tipo de alimentação correta para diabéticos. Contudo, os alimentos que escolhemos para fazer parte da nossa alimentação não só podem fazer a diferença no controlo da glicemia, como nos nossos níveis de energia e na forma como nos sentimos. Saiba mais sobre alimentação e diabetes neste artigo.

Ter uma alimentação saudável, a par da atividade física e medicação, é um dos pontos fundamentais para o tratamento de pessoas com diabetes.

Existe uma alimentação correta para diabéticos?

A melhor dieta para a diabetes é a que lhe permite controlar os seus níveis de glicemia, manter o um peso saudável e, sobretudo, que o faz sentir-se bem! Não existindo um único tipo de alimentação correta para diabéticos, existe toda uma variedade de opções e de planos alimentares, que lhe permitem atingir os seus objetivos e que pode adequar às suas necessidades. Assim sendo, a alimentação correta passa por saber escolher as opções mais saudáveis, que se adaptem a si, aos seus gostos e ao seu estilo de vida.

 

Comece por fazer pequenas mudanças

 

Ser diagnosticado com diabetes não significa que tenha que ter uma alimentação monótona e sem sabor. Apesar de a alimentação saudável fazer parte do seu tratamento, esta não difere muito da que uma pessoa sem diabetes deve fazer. Assim sendo, pequenas mudanças podem fazer toda a diferença:

 

  • Tenha atenção ao tamanho das porções e à quantidade de calorias ingeridas;

 

  • Reduza o consumo de fritos, gorduras, comidas processadas, doces, sal, refrigerantes e bebidas açucaradas;

 

  • Inclua mais alimentos ricos em fibra nas suas refeições, uma vez que, as fibras são importantes para todos, mas especialmente, para as pessoas diagnosticadas com diabetes. Estas permitem a diminuição da glicemia após as refeições, reduzem os níveis de colesterol, aumentam a saciedade e auxiliam o bom funcionamento do transito intestinal;

 

  • Procure incluir mais vegetais e fruta na sua alimentação. Existe a ideia de que as pessoas com diabetes devem retirar a fruta da sua alimentação. Esta ideia não é correta. Na verdade, o consumo de fruta pode ser benéfico, considerando que, estes são alimentos, ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Contudo, devido aos seus índices de frutose (um tipo de açúcar), a fruta deve ser ingerida com moderação (principalmente frutas mais doces, como as uvas, figos, bananas e diospiros) e devem ser evitados o sumos de fruta, mesmo os naturais;

 

  • Prefira os cereais integrais e as proteínas e lacticínios magros;

 

  • Procure comer mais vezes ao longo do dia e em porções menores. Recomenda-se que faça entre 5 a 7 refeições fracionadas ao longo do dia;

 

  • Não se esqueça de beber água! As necessidades de água são variáveis, no entanto, em média, todos devemos beber entre 1,5 L a 2 L de água diariamente.
artigo

186.

Como conseguir uma boa hidratação

Pode comer de tudo?

 

Sabemos que as porções que comemos devem ser adaptadas à nossa idade, índice de atividade, género e objetivos. Contudo, também a variedade é crucial para ter uma alimentação saudável. Não existe um só alimento que contenha todos os nutrientes de que precisamos. Devemos, então, optar por alimentos dos vários grupos alimentares para ter uma alimentação equilibrada.

 

Se tem diabetes deve, sim, limitar o consumo de determinados alimentos. É importante controlar o consumo de açúcar, gorduras e sal, mas isto não significa que tenha que eliminar por completo o seu consumo.

 

Ainda assim não sabe por onde começar?

 

É muito importante ter em mente que não está sozinho. Se tem dúvidas sobre qual será a alimentação que se adapta melhor a si, peça ajuda ao seu médico ou procure aconselhamento de um nutricionista.

 

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º e divirta-se enquanto aprende a ser mais saudável, experimentando as nossas receitas.

 

Referências
  • Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP)

  • National Health System UK (NHS)

  • Diabetes UK

  • WebMD

artigo
imprimir
anterior seguinte