Explicador: Voltar ao controlo da diabetes (saber o que mudar)
Sempre que há um descontrolo dos valores da glicemia, é importante saber o que mudar para voltar ao controlo. Veja o vídeo e saiba como!
Bem-vindo ao nosso Explicador, a rubrica na qual especialistas explicam e mostram os principais conceitos na diabetes. Hoje, a Enfermeira Arlete Teixeira vai explicar-nos como saber o que precisamos de mudar para voltar ao controlo da diabetes. Veja o vídeo!
Como saber o que mudar para voltar ao controlo
Saber o que mudar para voltar ao controlo da glicemia é fundamental. Como pôde ver no último vídeo, é fundamental fazer os seus registos de glicemia, quer seja numa app ou de forma manual, para poder mostrar ao médico na consulta. Além das muitas aplicações disponíveis, também os glicómetros podem ajudar. Afinal, muitos possibilitam que os valores de glicemia passem diretamente para a aplicação. E, claro, além das glicemias existem outros aspectos que deve registar, pois interferem com o controlo da glicemia.
O que devo registar no diário?
Deve manter os seguintes registos:
- Objetivo estabelecido com a equipa de saúde;
- O seu peso;
- O seu plano alimentar atual;
- A sua prática de exercício físico;
- A medicação que toma;
- As doses de insulina administradas.
Além disso, há sempre espaço para registar outros hábitos, como, por exemplo, as análises que faz, alguma infeção ou doença que tenha tido. Desta forma, tomar nota para depois contar o que aconteceu é fundamental. No meio de tantas situações do dia a dia, é importante para não se esquecer. Crie hábitos e rotinas de registo, pois toda a informação é importante para ajudar. Há, inclusive, livros para o efeito fornecidos por instituições de saúde.
Para os utilizadores de apps tudo parece mais fácil. Os registos são feitos no momento e as aplicações guardam a informação que, sempre que necessita, está disponível para consulta. Além do registo de parâmetros associados à diabetes, algumas aplicações sugerem desafios que ajudam a manter o controlo da doença. Muitas permitem calcular a dose de insulina rápida, monitorizar os hidratos de carbono consumidos, estimar a hemoglobina glicada, anotar lembretes e exportar dados na forma de relatório.
Para que servem os dados registados?
A visualização dos dados, em si mesma, ajuda a consciencializar para o controlo ou descontrolo da glicemia. São várias as situações do dia a dia que interferem no controlo de glicemia. O exercício físico e a alimentação têm impacto nos valores glicémicos, pelo que é importante medir e registar, para prevenir uma hipoglicemia ou hiperglicemia. A possibilidade de identificar padrões, causas e, consequentemente, alterar comportamentos é fundamental para ter maior autonomia na gestão da doença. É, além disso, importante para informar a sua equipa de saúde.
Lembre-se de que a melhoria do controlo poderá passar por:
- Mudar hábitos alimentares;
- Ajustar o exercício físico;
- Ajustar a medicação.
Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!
Ascensia Diabetes Care