O exercício físico é fundamental não só para ajudar a prevenir e tratar a diabetes, mas também para melhorar a sua saúde e bem-estar de um modo geral. Mesmo que o dia a dia seja difícil e o cansaço não ajude, esta é uma recomendação que continuará a ouvir: todas as formas de se manter ativo, mesmo as mais simples e rápidas, são fundamentais! E nem sequer precisa de sair: vamos fazer alguns simples exercícios de pernas em casa?
Mas poderá perguntar-se qual a razão para focar os músculos da parte inferior do corpo. Nós explicamos! Estes músculos são fundamentais para a mobilidade e resistência. Afinal, funcionam como o suporte do corpo. E a boa notícia é que existem vários exercícios de pernas simples que poderá fazer em qualquer lugar. Basta que reserve algum tempo na sua agenda.
Experimente as nossas sugestões para fazer exercícios de pernas em casa!
Fazer exercícios de pernas em casa
Fazer exercícios de pernas em casa
1. Lunge
Comece de pé, com as pernas afastadas e alinhadas com a bacia. Garanta que tem os joelhos ligeiramente fletidos, as costas direitas e o abdómen contraído. Agora inspire e dobre os joelhos para baixo até que as coxas fiquem paralelas ao chão. Mantenha o joelho da frente alinhado com o calcanhar e desça o joelho de trás, sem tocar o chão. Ao expirar, contraia o abdominal e empurre na direção oposta à do chão para voltar à posição inicial. Experimente fazer 10 repetições por cada perna (e o ideal será conseguir fazer 3 sessões de 10 repetições por perna).
1 / 3
Fazer exercícios de pernas em casa
2. Ponte de glúteos
Deite-se virado de barriga para cima. Estenda os braços ao longo do corpo e mantenha os joelhos fletidos. De seguida, contraia os glúteos e eleve as ancas. Termine descendo de novo em direção ao chão. O ideal será fazer pelo menos 10 repetições, 3 vezes.
2 / 3
Fazer exercícios de pernas em casa
3. Agachamento isométrico
Procure uma parede com espaço para este exercício. De pé, encoste-se a uma parece com os pés afastados e alinhados com os ombros. Mantenha as costas direitas, bem como o abdómen contraído. De seguida desça ao longo da parede, dobrando os joelhos, sem que estes ultrapassem a linha dos pés. Apoie o tronco e a cabeça na parede e permaneça “sentado” durante alguns segundos. Experimente ir aumentando o tempo que mantém a posição.