Pub
Pub
artigo
imprimir

Quem tem diabetes pode comer aveia?

Aveia, esse cereal tão popular na alimentação saudável. Tendência de Instagram, seja em papas, panquecas, granolas ou smoothies. Mas será a aveia um bom alimento para quem tem diabetes? Leia este artigo, contamos-lhe tudo.

A aveia é um cereal altamente nutritivo. Contém fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Por isso, é um alimento benéfico e saciante que pode fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Mesmo das pessoas com diabetes!

Os benefícios da aveia

A aveia contém amido, que ajuda na digestão e na função intestinal. Por outro lado, por ser rica em fibras, a sua digestão é lenta. Tal significa uma prolongada sensação de saciedade e de controlo do apetite.

 

Além disso, a aveia reduz os níveis de açúcar no sangue. Diz-se que tem um baixo índice glicémico, contribuindo para uma menor libertação de insulina após uma refeição rica em hidratos de carbono. Não contém glúten, pelo que é adequada a celíacos e é constituída por proteína de elevada qualidade.

Aveia e diabetes: amor ou ódio?

Repita connosco: as pessoas com diabetes podem comer de tudo. Com equilíbrio, e com a diabetes bem controlada, não há motivos para se ter alimentos proibidos. Sendo assim, a não ser que por algum motivo o médico ou nutricionista determine que não pode consumir aveia, não é o facto de ter diabetes que deverá ser impeditivo. Pelo contrário, está demonstrado que a aveia pode ser um excelente alimento, saciante e nutritivo, para as pessoas com diabetes.

 

O que acontece na diabetes

 

Na diabetes, o corpo tem dificuldades em lidar com os hidratos de carbono (açúcares). Seja por não produzir ou por não ser capaz de utilizar a insulina, a hormona que «abre a porta» das células para que os hidratos de carbono entrem e forneçam energia. Por isso, esses açúcares, incapazes de entrar nas células, acumulam-se no sangue, causando vários problemas ao organismo.

 

Ora, a aveia contém hidratos de carbono. Mas como vimos acima, também é rica em fibras e nutrientes, e tem um baixo índice glicémico. Na sua forma pura, ou natural, não contém adição de açúcares artificiais. Deste modo, podemos dizer que a aveia, nas suas várias formas é um alimento que pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

 

O equilíbrio é a chave

 

Quem tem diabetes pode comer aveia, sim! O nosso conselho? Fale com o seu médico ou peça ajuda a um nutricionista. Eles ajudarão a definir as porções de aveia que poderão integrar a sua alimentação de uma forma saudável, equilibrada e passível de manter a diabetes bem controlada.

A melhor aveia para quem tem diabetes

Quanto mais processado um alimento, mais depressa este é absorvido, digerido, e mais pode aumentar os níveis de açúcar no sangue. Por este motivo, será sempre melhor optar pelo produto menos processado possível, na forma de flocos ou farelo de aveia integral.

 

É também importante ler os rótulos e ter atenção aos pacotes de aveia instantânea ou de granola, pois estas apresentações tendem a conter açúcares adicionados ou frutas desidratadas. Tornam-se por isso mais calóricas, desregulam mais facilmente os níveis de açúcar no sangue e são muito menos interessantes do ponto de vista nutricional.

 

Pode comprar farinha de aveia ou fazer a sua própria farinha, triturando os flocos num robot de cozinha. Utilize-a para adicionar a batidos de fruta ou para fazer panquecas fofas e saciantes.

 

Em relação aos toppings, opte por fruta fresca, frutos secos, sementes e canela. Tenha atenção à base que utiliza para misturar a aveia: opte por água, leite, ou iogurtes magros. Não coloque açúcar nem mel, já que são ingredientes que podem desregular os seus níveis de glicemia.

 

Se não sofre de alergias nem de intolerância à aveia, ou tem outra condição que impeça o consumo deste cereal, não existem motivos para excluí-lo da sua alimentação. Como vimos, a aveia é muito interessante para quem tem diabetes já que fornece vários nutrientes, aumenta a saciedade e ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue em valores baixos. Consulte o seu médico ou um nutricionista para que o ajudem a determinar as porções indicadas ao seu caso. O nutricionista pode mesmo ser uma excelente ajuda para conseguir manter a diabetes sob controlo. Faça as suas medições, tome a medicação da forma aconselhada pelo seu médico e saboreie a aveia inspirando-se nas numerosas, saudáveis e deliciosas receitas que existem por aí.

artigo

Quem tem diabetes pode comer banana?

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte