Pub
Pub
artigo
imprimir

Receita: Cuscuz de brócolos e batata doce

Esta semana, que tal uma opção vegetariana? Experimente uma nova receita e partilhe-a com a família e amigos.

Na diabetes, a alimentação é um desafio. Por isso, o ideal é continuar a inovar e a experimentar novos pratos, não só para quebrar a rotina, mas também para experimentar novos sabores e perceber como os seus valores de glicemia reagem às várias receitas e ingredientes. Pronto para experimentar uma receita de cuscuz para diabetes?

 

Seguindo pela rota da variedade, desta vez trazemos-lhe uma opção vegetariana de cuscuz com brócolos e batata doce, recomendada no website da associação Diabetes Australia.

 

Apesar de aparentemente leve, tenha atenção ao facto de esta receita ser rica em hidratos de carbono. Qual o seu benefício, então? É, por outro lado, rica em alimentos com baixo índice glicémico e fibras que vão evitar os picos elevados de glicemia após a refeição. Além disso, as gorduras presentes nos pinhões, no abacate e no azeite são das saudáveis para o organismo.

 

Tem dúvidas sobre se deve preferir a batata doce à tradicional? Confirme a resposta a este duelo alimentar, dada por uma nutricionista.

 

Comece por experimentar esta receita de cuscuz, comendo com moderação e controlando os seus níveis de glicemia para conhecer qual a resposta do seu organismo.

artigo

87.

10 alimentos bons para a diabetes

Se nunca experimentou uma receita de cuscuz de vegetais ou se gostaria de introduzir mais alimentos saudável, esta é uma boa opção para si e para a sua família.

Experimente esta receita de cuscuz para diabetes

Ingredientes para 4 pessoas

  • Batata doce – 1
  • Cuscuz – 1 chávena
  • Brócolos – 400 g
  • Grãos de milho frescos – 100 g
  • Caldo de legumes – 1 chávena
  • Pinhões – 5 colheres de sopa
  • Abacate – 1
  • Hortelã fresca – 1 molho
  • Azeite – 2 colheres de sopa
  • Limão – 1 (sumo)

 

Modo de preparação

 

Comece por pré-aquecer o forno com a temperatura de 180 ºC. De seguida, corte a batata doce em cubos com cerca de 2 cm e coloque-os numa travessa para ir ao forno, pulverizando com azeite. Coloque a travessa no forno e deixe cozinhar durante 15 a 20 minutos. Enquanto deixa a batata no forno, corte os brócolos em pequenos bouquets e coza-os a vapor, juntamente com o milho. Numa outra panela, ferva o caldo de legumes. Numa tigela à parte, coloque a chávena de cuscuz, despejando o caldo por cima depois de fervido, mexendo com um garfo. Deixe o cuscuz repousar durante 5 minutos e, depois, mexa novamente. Ao cuscuz misture os brócolos, o milho e a batata doce. Entretanto, descasque o abacate e corte-o em pedaços com cerca de 2 cm, misturando-os no cuscuz. Junte algumas folhas de hortelã e, por fim, regue com azeite e sumo de limão. Está agora pronto a servir. Bom apetite!

 

Informação nutricional por pessoa

 

Calorias: 406 kcal

Proteínas: 16 g

Gordura: 14 g

das quais saturadas: 1 g

Hidratos de Carbono: 50 g

Fibra: 9 g

artigo

82.

Receita: Frango com tomates e pimentos

Fontes

Referências

  • Diabetes Australia
artigo
imprimir
anterior seguinte