Pub
Pub
artigo
imprimir

Receita: Lasanha de espinafres saudável

Vamos experimentar uma reinvenção da tradicional lasanha?

A lasanha é um daqueles pratos que sabe sempre tão bem que parece impossível deixá-lo de fora das nossas mesas. Mas será que não há opções mais saudáveis para quem tem diabetes? Claro que sim! É por isso que lhe trazemos uma receita reinventada e mais saudável do Diabetes Food Hub. Substituindo a carne pelos espinafres, esta é uma opção à base de vegetais que lhe fará as delícias à mesa.

 

Ricos em fibras, os espinafres contém ainda uma grande variedade de vitaminas, minerais e fitonutrientes, bons para a sua saúde. E o que é melhor ainda? É que os espinafres tendem a estar disponíveis para consumo durante todo o ano.

 

Experimente esta receita de lasanha de espinafres para diabetes

Ingredientes (para 12 porções)

 

  • Massa de lasanha (sem glúten) – 9
  • Molho de tomate para massas industrial (baixo em sódio) – 695 g
  • Espinafres congelados (picados e lavados) – 1 pacote (cerca de 280 g)
  • Queijo mozzarella parcialmente desnatado (desfiado) – 1 chávena + 1/4 de chávena
  • Queijo ricotta (baixo teor em gordura) – 1 chávena
  • Molho de tomate (sem sal) – 1 lata (cerca de 226 g)
  • Queijo parmesão ralado na hora – 1/4 de chávena

 

Modo de preparação

 

Pulverize ou unte uma panela de barro de ir ao forno com uma gorduras saudável para evitar que a lasanha fique colada no fundo. De seguida, numa tijela média misture o queijo ricotta, 1/4 de chávena de queijo mozzarela, queijo parmesão e os espinafres. Verta 1 chávena de molho de tomate para passas na panela e coloque sobre o molho 3 placas de masas de lasanha lado a lado. Pode parti-las para que encaixem se necessário. Espalhe sobre a massa cerca de 1/3 de chávena da mistura já feita e volte a colocar uma camada de molho, seguida de uma camada de massa.

Repita novamente para que a lasanha tenha 2 camadas, adicionando por cima o molho restante e com o molho de tomate em lata. Por cima, coloque ainda o restante queijo mozzarela. Deixe cozinhar durante 2 a 3 horas na panela de barro até que seja possível furar a massa com um garfo com facilidade.

 

Nota: Poderá substituir a massa sem glúten por massa integral. Poderá ainda experimentar com molho de tomate caseiro sem adição de sal.

 

Informação nutricional (por pessoa)

Calorias: 180 kcal

Proteínas: 10 g

Gordura: 6 g

Hidratos de Carbono: 22 g

 

artigo

99.

Receita: Cuscuz de brócolos e batata doce

Junte-se à nossa comunidade Diabetes 365º e fale sobre a doença.

Referências
  • Diabetes Food Hub

  • Diabetes UK

artigo
imprimir
anterior seguinte