Pub
Pub
artigo
imprimir

Receita: Pão de banana para diabetes

Além dos tipos de pão mais conhecidos por cá, há cada vez mais novidades para que possa variar em casa e experimentar novos sabores. Muito apreciado pelos americanos, o pão de banana é uma variedade doce e diferente que agora pode experimentar em casa!

O pão de banana é um clássico americano que atravessou ou oceano Atlântico para chegar às nossas mesas. Ainda qu deva ter atenção à composição rica deste tipo de pão, se comido com moderação e como parte de uma alimentação variada e saudável pode ser um novo snack ou sobremesa para acrescentar à sua lista! Siga a receita do Diabetes UK, ajustada a quem tem diabetes e experimente esta novidade de pão de banana para diabetes.

Vamos variar e experimentar esta receita de pão de banana para diabetes?

Ingredientes para 12 porções

 

  • Bananas grandes – 2
  • Ovos do campo – 2
  • Óleo de colza – 4 colheres de sopa
  • Extrato de baunilha – 1 colher de chá
  • Açúcar mascavado – 100 g
  • Farinha de trigo integral – 150 g
  • Fermento em pó – 2 colheres de chá
  • Mistura de especiarias a gosto – 1 colher de chá
  • Nozes – 50 g (picadas, guardando algumas inteiras para colocar por cima)

 

Modo de preparação

 

Pré-aqueça o forno a 170.ºC. Entretanto, esmague as duas bananas e, depois, adicione os ovos batendo muito bem. De seguida, adicione as duas colheres de sopa de óleo de colza, o extrato de baunilha e o açúcar mascavado. Misture tudo muito bem. Adicione agora a farinha, o fermento e a mistura de especiarias (que pode incluir gengibre e/ou canela, por exemplo). Junte ainda as nozes picadas e envolva tudo muito bem. Agora, coloque a massa numa forma de pão (com  dimensão aproximada de 22 cm por 11 cm).

Depois de verter a massa para a forma, coloque por cima as nozes inteiras que reservou. Pode agora colocar a forma no forno, deixando cozinhar durante cerca de 50 a 55 minutos.

Para confirmar se o pão está pronto, basta verificar se ao espetar algo no seu centro, o espeto sai limpo, sem vestígios de pão. É sinal de que está já bem cozinhado! Pode então retirar a forma do forno. Deixe arrefecer durante pelo menos 10 minutos antes de virar a forma para retirar o pão e deixar arrefecer completamente. Desfrute!

 

Informação nutricional por porção

 

Calorias: 170 kcal

Proteínas:  3,8 g

Gordura: 7,7 g

Hidratos de Carbono: 20,6 g

Fibra: 1,7 g

artigo

141.

Receita: Bolo de cenoura saudável

Junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Referências
  • Diabetes UK

artigo
imprimir
anterior seguinte