Pub
Pub
artigo
imprimir

Receita: Strudel de maçã

Chegou a hora de experimentar uma nova receita, mas desta vez de sobremesa ou lanche. Preparado para arregaçar as mangas e aprender a fazer strudel de maçã?

Seja como sobremesa ou para um lanche mais doce, vale a pena aprender esta receita de strudel de maçã da Diabetes UK! Agora, já sabe, é preciso ter atenção às porções. Coma em pequenas quantidades e apenas quando os seus níveis de glicemia lhe permitirem uma tentação.

Experimente esta receita de strudel de maçã!

Ingredientes (6 pessoas)

 

  • Maçãs – 4 [médias (cerca de 500 g), descascadas, sem caroço, picadas]
  • Água – 2 colheres de sopa
  • Sultanas – 25 g
  • Damascos secos – 25 g (picados)
  • Canela em pó – 1 colher de chá
  • Extrato de amêndoa – 1 colher de chá
  • Adoçante granulado – 1 colher de sopa
  • Laranja – 1 (raspas)
  • Massa filo – 3 folhas
  • Spray de cozinha – q.b.

 

Modo de preparação

 

Em primeiro lugar, pré-aqueça o forno a 180 ºC. De seguida, numa panela, adicione as maças com a água, tape e deixe a cozinhar em lume baixo durante cerca de 15 minutos. Vá mexendo de forma regular, até que fiquem macias. Agora, adicione as sultanas, os damascos picados, a canela, o extrato de amêndoa e cerca de metade do adoçante. Misture bem e reserve.

 

De seguida, coloque uma camada de massa filo sobre uma tábua e borrife com 2 esguichos de spray de cozinha (ou uma gordura saudável) e polvilhe com um terço do adoçante restante. Coloque outro pedaço de massa por cima e repita com mais 2 borrifos de spray e outro terço de adoçante. Por fim, repita tudo de novo com a última folha de massa.

 

Espalhe agora a mistura sobre 3/4 da massa, deixando o quarto de cima livre. Polvilhe com as raspas de laranja. Dobre a parte superior da massa sobre a mistura de maçã e role o strudel para cobrir completamente o recheio. Dobre as bordas para evitar que o recheio saia e role de novo o strudel, de forma que a dobra fique para baixo. Coloque numa forma de ir ao torno e torne a borrifar.

 

Aqueça o strudel no forno durante 20 a 25 minutos, até que a massa esteja levemente dourada. Por fim, sirva com uma colherada de iogurte ou uma alternativa não-láctea e uma pitada de canela.

 

Informação nutricional (por 118 g)

 

Calorias: 118 kcal

Proteínas: 2,3 g

Gordura: 1,1 g

Hidratos de Carbono: 23,8 g

Fibra: 1,8 g

Sal: 0,11 g

artigo

99.

Receita: Cuscuz de brócolos e batata doce

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º e mantenha-se a par das nossas últimas receitas!

Referências
artigo
imprimir
anterior seguinte