Pub
Pub
artigo
imprimir

Vamos combater a fadiga pandémica!

Quando estamos quase a atingir a marca de 1 ano de pandemia, a fadiga pandémica começa a alastrar-se. No entanto, é imperativo que seja combatida. Este artigo explica como.

Sabemos que está farto de estar em casa… mas é importante lembrar-se porque é que o está a fazer. E não deixar a fadiga pandémica levar a melhor.

 

Além de preservar a sua saúde individual, é imperativo preservar da saúde de todos, através do alívio do Serviço Nacional de Saúde (SNS). E a maneira mais fácil de o fazer continua a ser simples, ainda que difícil de concretizar: ficar em casa.

 

A fadiga pandémica é um fenómeno que cada vez mais se observa e que está documentado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como sendo: uma saturação perante as medidas impostas para o controlo da pandemia. No entanto, como ninguém é imune à mesma, cabe a todos combatê-la.

 

Veja aqui alguma medidas que pode adotar para combater a fadiga pandémica:

Aproveitar o exterior da melhor forma

Uma das formas de aproveitar o exterior para combater a fadiga pandémica é fazendo os chamados pequenos passeios higiénicos. Assim, quer seja uma simples volta ao quarteirão ou uma caminhada “a sério”, aproveite estes momentos no exterior para também fazer algum exercício moderado. Surtirão um efeito duplamente terapêutico: exercício cardiovascular com o bónus de se sentir livre.

Ir à farmácia

Entretanto, se sofre de diabetes, é essencial que não deixe a sua medicação terminar. Caso tenha dificuldade em deslocar-se à sua farmácia mais próxima por qualquer motivo, procure farmácias com entregas ao domicílio. Cada vez mais farmácias têm este serviço. Portanto, pode vir a descobrir que a sua farmácia do costume entrega no conforto do seu lar.

O isolamento na fadiga pandémica

É fácil achar que estamos sós na fadiga pandémica, mas o mero facto desta ter um nome indica-nos que é um problema que muitas pessoas sentem. Por isso, fale com outras pessoas. Amigos, familiares, vizinhos: todos podem ajudar a minorar esta sensação. Canais não faltam, desde telefone a redes sociais, passando por plataformas como o Zoom. Tudo para comunicar com os seus mais próximos.

A importância de manter uma rotina

Mesmo que as rotinas se tenham alterado muito, há certas tarefas que podem ajudá-lo a mantê-las, como:

 

  • Tentar levantar-se sempre à mesma hora.
  • Mudar de roupa quando se levanta.
  • Manter os horários das refeições sempre à mesma hora.
  • Fazer exercício.
  • Manter horários de deitar.

 

Tudo para tornar os dias mais fáceis. E sobretudo encontrar normalidade no meio da pandemia.

Referências
  • Organização Mundial de Saúde (OMS)

artigo
imprimir
anterior seguinte