Pub
Pub
artigo
imprimir

4 técnicas de relaxamento para reduzir o stresse

Sente os efeitos do stresse, mas não sabe ao certo o que fazer para o contrariar? Nós ajudamos!

O stresse está cada vez mais presente no nosso dia a dia, aparecendo, sobretudo, quando menos esperamos. Encontrar técnicas de relaxamento para o contrariar é fundamental, quer seja porque o stresse reduz a qualidade de vida, quer seja porque pode aumentar os valores de glicemia.

 

Cada pessoa é diferente e, por isso, pode sentir o stresse de uma forma completamente diferente em comparação com outra pessoa. Nem todas as pessoas reagem da mesma forma às técnicas de relaxamento. Enquanto há quem sinta efeitos imediatos, há, também, quem precise de prolongar os exercícios durante mais tempo. Além disso, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar tão bem para outra.

 

O mais importante é experimentar até encontrar as técnicas que funcionam melhor para si. E, sobretudo, continuar a insistir sem desistir desta luta contra o stresse. Preparado para começar?

4 técnicas de relaxamento para reduzir o stresse
  • 4 técnicas de relaxamento para reduzir o stresse

    1 – Foque-se na sua respiração

    Num espaço de que goste, seguro e sossegado experimente inspirar profundamente (enchendo a barriga de ar e não o peito). Por fim, à medida que expira procure deixar «sair» os pensamentos negativos e as preocupações. O ideal será conseguir mesmo bloquear a sua mente de pensamentos e sensações durante o exercício. Repita várias vezes.

    1 / 4
  • 4 técnicas de relaxamento para reduzir o stresse

    2 – Lembre-se de praticar a gratidão

    Por incrível que possa parecer, sentimentos de gratidão são bons para o ajudar a sentir-se melhor consigo mesmo, bem como a relativizar a importância de determinadas situações menos boas. Ainda que possa estar a ter um mau dia, esforce-se por pensar nas pequenas coisas que o fazem sentir-se grato: aquele café saboroso pela manhã, uma boa tarde de sol, o abraço de um amigo próximo. Pode até manter um diário da gratidão, sobretudo, para o ajudar com este exercício.

    2 / 4
  • 4 técnicas de relaxamento para reduzir o stresse

    3 – Ria-se bem alto, sem vergonhas

    Uma boa risada não só é boa para o corpo e para a mente, como o ajuda a descomprimir. Além disso, pode ser contagiante e trazer bom humor para todos os que o rodeiam. Quer seja, por exemplo, através de uma conversa animada, assistindo às suas comédias favoritas ou músicas divertidas, encontre formas para incluir o riso no seu dia a dia.

    3 / 4
  • 4 técnicas de relaxamento para reduzir o stresse

    4 – Experimente fazer meditação

    Sabia que apenas alguns dias por dia de meditação podem ajudá-lo a reduzir a ansiedade diária? As evidências científicas sugerem que a meditação pode ajudar, por exemplo, a que uma pessoa tenha maior resistência perante o stresse. Ou seja, tudo o que é preciso é encontrar algum tempo para si, para parar e refletir, deixando os pensamentos fluir.

    4 / 4
artigo

124.

Porque é que o stresse aumenta a glicemia?

Junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Referências
  • WebMD

  • Harvard Health Publishing

artigo
imprimir
anterior seguinte