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5 formas de manter o controlo glicémico na consoada

No Natal, o controlo glicémico é rei! E se não é, cabe-lhe a si seguir estas dicas para garantir que a sua saúde está em primeiro lugar durante as festividades.

O Natal chegou com as suas luzes, as suas prendas, os seus pinheiros e, claro as suas delícias… E se é verdade que todos os anos se renovam as mesmas promessas – «não tocarás nos doces!» – também é certo e sabido que não há ano que não se caia em tentação. Mas será melhor desistir? Nem pensar! O segredo está nas estratégias de compensação que pode encontrar para gerir esta altura.

 

Naturalmente se for um mestre do controlo que evita ao máximo tocar nos doces, continue assim! Mas se é dos que têm um pouco mais de dificuldade em atravessar as festividades de Natal, cá estamos para o ajudar com algumas sugestões que podem ajudá-lo a manter o controlo da sua glicemia.

 

Siga estas 5 dicas para manter o controlo glicémico na consoada!

5 formas de manter o controlo glicémico na consoada
  • 5 formas de manter o controlo glicémico na consoada

    1- Faça as suas escolhas antecipadamente

    Em primeiro lugar, lembre-se de que o seu controlo glicémico depende das suas escolhas. Assim sendo, se já sabe que a sua sobremesa predileta o espera e planeia mesmo comer antecipe-se: reduza desde logo a quantidade de hidratos de carbono que ingere antes e durante a refeição principal. Se, por outro lado, prefere um bom queijinho, tenha atenção ao seu teor de gordura e de sal, tentando evitar as opções que contêm gordura durante a refeição (e, claro, não se esqueça das gordurinhas escondidas nos doces).

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    2- Sempre de copo na mão, mas de água!

    Sim, é isso mesmo! Mantenha o seu copo por perto para se ir mantendo hidratado ao longo da noite. Naturalmente, pode optar por chá ou também por água aromatizada: mas tente evitar os açúcares e as bebidas alcoólicas. A hidratação ajuda não só a gerir os valores de glicemia e o peso, como pode também ajudar a ingerir menores quantidades de comida.

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    3- Muita atenção ao prato e à velocidade!

    Se já sabe que a mão lhe foge para as opções mais deliciosas, mas pouco saudáveis, comece desde logo por encher o seu prato com legumes ou vegetais, deixando menos espaço para os hidratos de carbono. Não sabe ao certo se irá ter os «verdes» de que precisa à mesa? Ora então porque não confirma e, caso não façam parte da ementa, se oferece para fazer? Assim de prato bem diversificado, lembre-se de ter atenção às quantidades e, além disso, certifique-se de que come devagar para se aperceber de quando está satisfeito.

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    4- Medicação e medições sempre a horas

    Se vai passar o Natal em casa, garanta que leva consigo tudo o que precisa para continuar a fazer tanto a medicação, como as medições a tempo e horas. E, neste caso, porque não põe alarmes no telemóvel que ajudem a relembrá-lo? Afinal, estará fora do seu ambiente e é mais normal esquecer-se. Se vai passar em casa, mantenha por perto e, já agora, peça ajuda a quem está ao seu redor para o lembrar!

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    5- Calce as sapatilhas e vá dar uma caminhada!

    Evite passar a consoada sentado no sofá. Tenha as suas sapatilhas por perto e vá dar uma caminhada pelas redondezas: 10 minutos já é uma boa forma de se manter ativo. E se desafiar a sua companhia de Natal a ir consigo, tanto melhor: juntos contra o sedentarismo e contra as subidas da glicemia!

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Referências
  • The Diabetes Council

  • Diabetes Ireland

  • Diabetes UK

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