Se gostaria de comer de forma mais saudável, é essencial que pense nesta mudança como uma nova rotina e não como uma dieta. Se pensar desta forma poderá conseguir habituar-se a comer melhor e a controlar os impulsos durante o dia. Uma boa forma de manter a alimentação saudável e controlar a fome entre refeições é planear e procurar bons snacks para diabetes.
As necessidades nutricionais de cada pessoa variam, essencialmente de acordo com o nível de atividade física, com os objetivos da pessoa, com o peso a manter e com as condições de saúde que possa ter. Seja qual for a razão, ter uma alimentação saudável é sempre o melhor caminho e, sobretudo se tem diabetes, poderá ser aconselhável falar com um nutricionista e com o médico que o segue, para receber orientações personalizadas para o seu caso.
Entretanto, podemo-lo ajudar com algumas sugestões para que consiga comer de forma mais consciente, e oferecendo ao seu organismo os nutrientes que precisa e ajudando a controlar a fome entre refeições.
5 snacks para diabetes a ter por perto
5 snacks para diabetes a ter por perto
Frutos secos
No que toca aos frutos secos, variedade é o que não falta. Pode escolher entre amêndoas, cajus, pistáchios, amendoins, nozes, avelãs, castanhas do pará, nozes macadâmia, nozes pecãs e pinhões. Não só estes frutos lhe vão trazer saciedade com pouca quantidade, como lhe trazem inúmeros benefícios para a saúde. Entre eles estão a prevenção de doenças cardiovasculares, colesterol, reduzem os níveis de açúcar no sangue e previnem alguns tipos de cancro. Mas tem de ter cuidado pois não podem ter aditivos adicionais como sal ou açúcar) e cada fruto seco possui um número grande de calorias. Um punho fechado por dia é o ideal.
1 / 5
5 snacks para diabetes a ter por perto
Iogurte
O iogurte é uma ótima opção para lanche da manhã ou da tarde. Por ser um produto derivado do leite possui muitas propriedades como fortalecimento dos ossos, e por ser fermentado ainda lhe fornece uma grande quantidade de probióticos. Estes podem ajudar a contornar os sintomas de síndrome do intestino irritável e têm benefícios para o sistema imunitário,hipertensão, colesterol e na obesidade. Tenha atenção, contudo, à composição nutricional. É sempre importante ler os rótulos dos alimentos para despistar iogurtes com elevado teor de açúcares ou gorduras.
Siga a nossa dica: Misture numa taça um copo de iogurte natural sem açúcar com a sua fruta preferida ou use-o como substituto dos molhos tradicionais
2 / 5
5 snacks para diabetes a ter por perto
Abacate
O abacate é considerado um superalimento e não é por acaso. Este fruto é rico em potássio, magnésio e fibras. Além disso, é rico em gorduras monossaturadas (cerca de 71 % do fruto), com benefícios para o organismo, como por exemplo, ajudam a reduzir o colesterol e as doenças cardiovasculares.
A nossa sugestão é uma receita de guacamole: esmague cerca de 2 ou 3 abacates maduros com um garfo, adicione sal, coentros, salsa e um pouco de sumo de limão a gosto. Pode servir com tostas ou pão, de preferência integral e com sementes.
3 / 5
5 snacks para diabetes a ter por perto
Ovos
Os ovos são uma ótima opção para quem pratica exercício físico, pelo seu alto teor de proteína que ajuda os músculos a recuperar. Pode cozer alguns e mantê-los no frigorífico como um snack fácil de consumir.
4 / 5
5 snacks para diabetes a ter por perto
Pipocas
Não é preciso ir ao cinema para se deliciar com pipocas. Experimente fazer em casa pipocas simples, sem açúcar. Depois, basta distribuir por pequenos sacos, adicionar um pouco de sal se gostar e estão prontos a levar na mala para satisfazer a fome entre refeições.