7 formas simples de resistir ao açúcar
O açúcar atua no cérebro como uma espécie de droga e quando consumimos um pouco queremos mais. Mas resistir ao açúcar é possível.
Quando ingerimos doces, o cérebro recebe a informação de que temos açúcar na boca através dos recetores das papilas gustativas. São eles que enviam impulsos nervosos para o centro do seu olfato e gosto. Aí, «a perceção da presença de açúcar no organismo tem um efeito ao nível dos neurotransmissores no sistema nervoso central», descreve Albino Oliveira-Maia, neurocientista responsável pela Unidade de Neuropsiquiatria do Centro Clínico Champalimaud.
Além de serotonina e endorfinas, ao comermos açúcar, o nosso cérebro produz dopamina, o neurotransmissor do prazer. «Quer pelo seu sabor, quer pelo seu efeito pós-digestivo e calórico, o açúcar aumenta os níveis de dopamina nos centros de recompensa do cérebro. Assim se explica a vontade que sentimos para consumir alimentos doces», ensina. Contudo, quando em excesso, ele é prejudicial para a saúde, causando inflamação no organismo. Com a ajuda de especialistas, explicamos-lhe quais as melhores estratégias para conseguir resistir ao açúcar.
Somos viciados em açúcar?
No livro Açúcar, o Pior Inimigo (Vogais), Richard P. Jacoby, médico-cirurgião, e Raquel Baldelomar, especialista em estratégias de marketing médico, revelam: «Quando come alimentos açucarados, está a consumir um pó branco que é tão viciante como a cocaína (…). É exatamente a mesma via ativada pelos opiáceos, tais como a cocaína e a heroína e a morfina. É também a mesma via ativada pela nicotina».
O termo «vício» não é, contudo, consensual entre a comunidade científica. Albino Oliveira-Maia concorda que, do ponto de vista neurológico e comportamental, «o açúcar tem características similares às que se verificam nas dependências químicas». Contudo, adianta que não se pode afirmar que consumir açúcar é uma dependência. «Não podemos dizer que alguém que consome excessivamente substâncias doces tem o mesmo problema de quem consome heroína».
Estratégias para resistir ao açúcar
Não é fácil, é um facto. Mas através de mudança de hábitos na alimentação é possível resistir ao açúcar, e, assim, não pôr em risco a saúde.
Revista Prevenir