Pub
Pub
video
imprimir

Acha que na diabetes é preciso fazer mais exercício?

Será que os portugueses sabem se na diabetes se deve fazer mais exercício físico? e quantas vezes por semana? Descubra todas as respostas.

Um estilo de vida ativo é fundamental, não só para qualquer pessoa saudável, mas sobretudo para quem vive com doenças crónicas. É este o caso da diabetes. e a importância aumenta quando sabemos que o exercício físico aumenta a sensibilidade do organismo à insulina, promovendo a descida dos níveis de glicemia. E estes não são os únicos benefícios.

 

O exercício físico pode ainda ajudar a:

 

 

Por isso, sim! É preciso na diabetes fazer mais exercício físico. Caso queira melhorar a sua prática de atividade física ou esteja pronto para começar, comece por falar com o seu médico para confirmar a melhor estratégia a seguir. Este poderá ainda ajudá-lo a saber se deve ter outras condições de saúde na hora de escolher a sua modalidade.

artigo

156.

3 exercícios de pilates para fazer em casa

Tanto é preciso na diabetes fazer mais exercício, como as pessoas que estão em risco devem melhorar o seu estilo de vida: até com atividades que não sejam exercício, mas que ajudem a combater o sedentarismo.

Recomendações para a prática de exercício físico e redução do sedentarismo

Os tipos de exercício

 

De acordo com a American Diabetes Association (ADA), poderá considerar aumentar o exercício físico, praticando diversos tipos:

 

  • Aeróbicos: envolve movimentos contínuos de grandes músculos. Alguns exemplos são a caminhada, andar de bicicleta, correr ou nadar.

 

  • Resistência: envolve exercícios que recorrem à utilização de pesos (ou mesmo do peso do corpo) e elásticos.

 

  • Flexibilidade: exercícios que se focam no aumento de mobilidade na zona das articulações.

 

  • Equilíbrio: combinam a flexibilidade, com o equilíbrio e a resistência. Alguns exemplos são o yoga, o pilates e o tai chi.

 

Para obter melhores resultados, o treino com supervisão está recomendado para quem tem diabetes.

 

O que fazer para reduzir o sedentarismo?

 

  • Os adultos, sobretudo na presença de diabetes tipo 2, deverão reduzir o tempo diário em atividades sedentárias;

 

  • Evite estar demasiado tempo sentado, levantando-se a cada 30 minutos para fazer algum tipo de atividade ligeira;

 

Quais as recomendações para quem tem diabetes tipo 2 ou está em risco de vir a ter?

 

  • Para melhorar a sensibilidade à insulina, recomenda-se que a prática de exercício seja diária ou, no máximo, de 2 em 2 dias;

 

  • Para obter melhores resultados de saúde, os adultos devem fazer tanto exercícios aeróbicos, como exercícios de resistência; recomenda-se pelo menos 2 a 3 sessões por semana de exercícios de resistência em dias não consecutivos. Recomenda-se ainda 2 a 3 sessões por semana de exercícios de flexibilidade e equilíbrio para os adultos mais velhos com diabetes.

 

  • As crianças e adolescentes com diabetes tipo 2 devem ir ao encontro dos objetivos estabelecidos para a sua idade;

 

  • Quer tenham diabetes tipo 2 ou diabetes tipo 1, as crianças e adolescentes devem fazer pelo menos 60 minutos de exercício por dia. Deverão incluir exercícios aeróbicos vigorosos, bem como exercícios para fortalecer os músculos e os ossos.

 

  • Quem tem pré-diabetes ou tem um risco mais elevado de vir a ter diabetes tipo 2 deve fazer pelo menos 150 minutos de exercício por semana, bem como incluir alterações na sua alimentação que levem à perda de 5 a 7% do seu peso.

 

E o que se sabe em relação ao exercício físico na diabetes tipo 1?

 

  • Tanto crianças, como adultos com diabetes tipo 1 podem beneficiar da prática regular de exercício físico. A prática está, assim, recomendada a todos.

 

  • A resposta glicémica na diabetes tipo 1 é muito variável, dependendo do tipo e duração do exercício físico, pelo que os ajustes devem ser feitos caso a caso.

 

  • Poderá ser necessário aumentar a ingestão de hidratos de carbono ou reduzir a administração de insulina para manter o controlo glicémico durante e após o exercício físico.
artigo

147.

Atividade física na diabetes tipo 1

Que recomendações seguir na gravidez?

 

  • Mulheres que tenham diabetes antes de engravidar devem praticar exercício físico de forma regular antes e durante a gravidez.

 

  • Mulheres com diabetes gestacional ou com risco mais elevado de desenvolver este tipo de diabetes devem fazer 20 a 30 minutos de exercício moderado na maior parte dos dias da semana (ou mesmo em todos).

 

Fontes

Referências

  • American Diabetes Association (ADA)
  • Diabetes UK
video
imprimir
anterior seguinte