Acha que sabe como prevenir o pé diabético?
O pé diabético é uma das complicações mais frequentes da diabetes. Responda ao nosso quiz e descubra se sabe como prevenir.
À medida que o tempo passa, os níveis de glicemia elevados podem provocar complicações noutras zonas e órgãos do corpo. Os problemas nos pés são frequentes nos diabéticos e resultam do desenvolvimento de:
- Neuropatia diabética, um problema que afeta os nervos fazendo com que a pessoa perca sensibilidade nas extremidades (e não se aperceba, assim, quando tem um problema nessas zonas);
- Doença vascular periférica, uma condição em que há uma diminuição do fluxo de sangue para as extremidades, diminuindo consequentemente a capacidade de cicatrização e de proteção contra infeções.
De acordo com a Direção-Geral de Saúde (DGS), «o pé diabético é uma das complicações mais graves da diabetes, sendo o principal motivo de ocupação de camas hospitalares pelos diabéticos e o responsável por 40 a 60% de todas as amputações por causas não traumáticas». Ainda segundo a mesma instituição, as estimativas apontam para que cerca de 15% da população diabética tenha condições para vir a desenvolver lesões nos pés.
Sabe-se ainda que a amputação é 10 a 20 vezes mais comum em pessoas com diabetes, em comparação com quem não tem a doença.
No entanto, prevenir os problemas associados ao pé diabético é possível e, segundo as evidências internacionais, a correta abordagem e tratamento ao pé diabético diminui acentuadamente o número de amputações.
Comece hoje a mudar esta realidade, respondendo ao nosso quiz sobre como prevenir o pé diabético. A informação é o primeiro passo para a prevenção!
Direção Geral de Saúde (DGS)
International Diabetes Federation (IDF)
WebMD
American Diabetes Association (ADA)
US National Library of Medicine
American Academy of Family Physicians (AAFF)
National Institude of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases US (NIDDK)