Pub
Pub
artigo
imprimir

Alimentos que melhoram o sistema imunitário

Uma das formas de melhorar o sistema imunitário é através da alimentação. Hoje trazemos-lhe algumas opções de alimentos que ajudam a melhorar o sistema imunitário.

O sistema imunitário é a nossa melhor defesa contra doenças e infeções por microrganismos. Assim sendo, é fundamental cuidar deste nosso sistema e garantir que permanece forte e capaz de executar as suas funções. Mas será que sabe escolher os alimentos que melhoram o sistema imunitário?

 

Sim, é verdade. Existem alguns alimentos que podem ajudar o organismo a inflamação e as infeções. Além disso, a presença de antioxidantes na alimentação é fundamental para lutar contra o stresse oxidativo.

 

Ainda assim, a alimentação é apenas uma das formas de reforçar o sistema imunitário. Ou seja, há mais que pode fazer como, por exemplo, praticar exercício físico, deixar de fumar e manter um peso saudável.

 

Mas uma coisa de cada vez: preparado para melhorar o seu sistema imunitário através da alimentação?

7 sugestões de alimentos que melhoram o sistema imunitário.
  • 7 sugestões de alimentos que melhoram o sistema imunitário.

    Chá verde

    O chá verde é uma opção rica em flavonoides. Isto é, um tipo de antioxidantes. E a verdade é que vários estudos demonstraram as suas capacidades de melhorar o sistema imunitário. Assim sendo, prepare o seu chá e desfrute de uma boa dose de antioxidantes.

    1 / 7
  • 7 sugestões de alimentos que melhoram o sistema imunitário.

    Gengibre

    Talvez conheça o gengibre para ajudar a combater as náuseas e as dores de garganta. Em primeiro lugar, o gengibre é uma boa fonte de antioxidantes e é conhecido, sobretudo, por ajudar a diminuir a inflamação. Vai um cházinho?

    2 / 7
  • 7 sugestões de alimentos que melhoram o sistema imunitário.

    Alho

    O alho cru é bom para as infeções da pele e ajuda o organismo lutar contra bactérias, vírus e fungos. No entanto, prefira sempre o alho fresco ao invés das opções em pó comerciais. Pensa-se que o alho melhore o sistema imunitário graças a compostos à base de enxofre, como a alicina.

    3 / 7
  • 7 sugestões de alimentos que melhoram o sistema imunitário.

    Espinafres

    Os espinafres são um alimento muito bom para a saúde. Se por um lado são ticos em vitaminas e minerais, como a vitamina D, por outro lado, contêm folato. O folato ou ácido fólico ajuda o organismo a produzir novas células e a reparar o ADN. O ideal será que não fiquem demasiado cozinhados para terem mais benefícios para a sua saúde. Além disso, sabia que pode mesmo comê-los crus?

    4 / 7
  • 7 sugestões de alimentos que melhoram o sistema imunitário.

    Brócolos

    Tal como os espinafres, os brócolos serão mais ricos se forem menos cozinhados. Além disso, são uma ótima fonte de nutrientes como, por exemplo, a vitamina A e a vitamina C. Por fim, os brócolos têm ainda glutationa, um poderoso antioxidante.

    5 / 7
  • 7 sugestões de alimentos que melhoram o sistema imunitário.

    Melancia

    Sim, a melancia também pode é uma boa opção. Se por um lado é refrescante e ajuda a hidratar (tem 90% de água!), por outro lado, é rica em antioxidantes. E os antioxidantes como sabe ajudam o organismo a combater os radicais livres. Assim sendo, com a melancia conseguirá uma boa quantidade de vitamina D, de vitamina A, bem como de licopeno. O licopeno, responsável pela cor vermelha e é um potente antioxidante que parece ter inúmeros benefícios protetores da saúde.

    6 / 7
  • 7 sugestões de alimentos que melhoram o sistema imunitário.

    Marisco

    É normal que não pense no marisco quando se fala melhorar o sistema imunitário. No entanto, alguns tipos de marisco como, por exemplo, as ostras, o caranguejo, a lagosta e os mexilhões contêm zinco. E apesar de o zinco não ser muito falado na alimentação, sabe-se, contudo, que é importante para as funções das células do sistema imunitário.

    7 / 7
artigo

Como funciona o sistema imunitário?

E, por fim, que tal juntar-se à comunidade Diabetes 365º?

Referências
  • Healthline

  • WebMD

  • Harvard Medical School

  • Direção-Geral da Saúde (DGS)

artigo
imprimir
anterior seguinte