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As piores frutas para diabéticos

A fruta faz bem? Claro! Os diabéticos podem comer fruta? Sim. Quais são, no entanto, as piores frutas para diabéticos?

Piores frutas para diabéticos? Nenhuma fruta lhes é, na realidade, proibida. No entanto, para estes doentes, torna-se essencial monitorizar o que ingerem já que uma alimentação equilibrada, associada à prática de exercício físico e à terapêutica prescrita pelo médico assistente, permite evitar complicações.

As piores frutas para diabéticos

Os principais organismos responsáveis pela promoção da saúde, como a Direção-Geral da Saúde (DGS) ou a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomendam a ingestão diária de fruta como parte fundamental de uma alimentação equilibrada e isso aplica-se, também, aos diabéticos.

 

Por conter frutose, é importante que o consumo de fruta seja equilibrado. A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal refere «a importância da fruta e das suas inegáveis virtudes por ter baixo valor energético, ser rica em substâncias protetoras como as vitaminas, os minerais e os antioxidantes, e ser uma excelente fonte de fibra, com conhecidos benefícios no controlo do apetite, na regulação da glicemia e do microbioma intestinal». A APDP lembra, também, que o consumo de fruta é preferível ao de doces e produtos de pastelaria. No entanto, dever-se-á privilegiar a fruta fresca. Ingeri-la em puré ou em sumos, para além de promover uma menor sensação de saciedade, pode aumentar as calorias ingeridas e provocar um aumento da glicemia, por conter uma maior quantidade de hidratos de carbono.

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As melhores opções de frutas para diabéticos

De acordo com o boletim Medical News Today, o Instituto Norte-Americano de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, recomenda que as pessoas com diabetes incluam fruta na sua alimentação como parte integrante de uma dieta equilibrada pois tanto as frutas como os vegetais podem reduzir o risco de se desenvolverem doenças cardiovasculares e cancro. Para além de constituírem, ainda, importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras. No entanto, há frutas que podem ser muito ricas em açúcar, pelo que pessoas com diabetes devem icar atentas à sua ingestão de forma a evitarem picos de açúcar no sangue.

 

Mostramos-lhe aquelas que devem ser consumidas em pequenas porções, por conterem maior quantidade de hidratos de carbono:

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    Banana

    Rica em hidratos de carbono, vitaminas e sais minerais que proporcionam diversos benefícios para a saúde, como conferir energia e aumentar a sensação de saciedade e bem-estar, a banana tem, no entanto, 21,8 g de açúcares por cada 100 g.

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    Uva tinta

    Fruta rica em antioxidantes que se encontram principalmente na sua casca e nas sementes, a uva tinta traz múltiplos benefícios para a saúde prevenindo o cancro, diminuindo a fadiga muscular e melhorando o funcionamento intestinal. 100 g de uvas tintas contêm 18,6 g de hidratos de carbono.

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    Dióspiro

    Com propriedades anti-inflamatórias, anti-infeciosas e anti-hemorrágicas devido ao elevado teor de antioxidantes, o dióspiro contribui para uma boa saúde da visão, uma vez que contém antioxidantes que previnem a degeneração ocular. É, ainda, rico em vitamina A e em polifenóis que contribuem para a redução do risco de alguns tipos de cancro e de problemas cardiovasculares. 100 g deste fruto contêm 18,4 g de hidratos de carbono.

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    Figo

    Rico em vitaminas, sais minerais e antioxidantes, o figo possui ainda uma grande quantidade de fibras que auxiliam no bom funcionamento dos intestinos. 100 g de figos contêm 13,40 g de hidratos de carbono.

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    Manga

    Rica em vitaminas A e C, magnésio, potássio, polifenóis e fibras, a manga ajuda, ainda, a combater inflamações, a fortalecer o sistema imunitário e a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. 100 g de manga contêm, no entanto, 11,7 g de hidratos de carbono.

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    Cereja

    Rica em polifenóis, fibras, vitamina A e C e betacaroteno, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, nos sintomas de artrite e gota, e no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, a cereja possui, ainda, minerais como potássio e cálcio, necessários para a contração muscular, função nervosa e regulação da pressão arterial. 100 gr de cerejas frescas possuem 13,3 gr de hidratos de carbono.

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    Lichia

    A lichia é um fruto tropical rico em compostos fenólicos, minerais como potássio e vitamina C. Tem, também, propriedades antioxidantes que auxiliam no combate à obesidade e à diabetes, além de proteger contra doenças cardiovasculares. Possui, no entanto, 14,8 g de hidratos de carbono por cada 100 g.

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    Romã

    Fruta que contém antioxidantes que podem ajudar a prevenir o Alzheimer e alguns tipos de cancro e a controlar a pressão alta, a romã tem, ainda, um efeito anti-inflamatório e antissético. Possui, no entanto, 12 g de hidratos de carbono por cada 100 g.

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    Abacaxi

    Com propriedade anti-inflamatórias, o abacaxi alivia as dores nas articulações, diminui as dores musculares do pós-treino, previne doenças cardíacas, reduz os riscos de trombose, por conter bromelina e antioxidantes, ajuda na perda de peso, por ser rico em água e em fibras que aumentam a saciedade e melhora a saúde da pele e dos cabelos, por conter vitamina C e betacaroteno. No entanto, por cada 100 gr, contém 12,3 gr de hidratos de carbono.

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    Kiwi

    O kiwi é uma fruta agridoce com grande valor nutricional, já que é rica em nutrientes como vitamina C e K, potássio, folato e fibras. Excelente para manter o funcionamento do intestino e aumentar a sensação de saciedade, o kiwi tem, no entanto 11,5 g de hidratos de carbono por cada 100 g.

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Referências
  • Medical News Today

  • National Institutes of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases

  • Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP)

  • WebMD

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