Pub
Pub
artigo
imprimir

Como baixar o colesterol rapidamente?

O colesterol alto é um fator de risco cardiovascular que deve ser controlado. Sabemos que é possível baixar o colesterol, mas podemos fazê-lo rapidamente? Hoje vamos desvendar esse tema.

Como sabemos, o colesterol alto é um fator de risco para vir a desenvolver doenças cardiovasculares. Tal acontece porque o colesterol em excesso no sangue acumula-se nas paredes das artérias, juntamente com gorduras, outras lipoproteínas e substâncias inflamatórias. A este fenómeno chama-se aterosclerose que é, nada mais, nada menos, que a formação de placas nos vasos. As placas ateroscleróticas, ou ateromas, criam um obstáculo à circulação e podem, inclusivamente, soltar-se e formar trombos. É, por isso, que estão na origem de doenças como enfartes, acidentes vasculares cerebrais ou arritmias. É, por isso, normal que queira saber como baixar o colesterol rapidamente. Mas será possível?

 

Para evitar ter valores altos de colesterol, é importante manter uma alimentação saudável e praticar exercício físico regularmente. Uma dieta saudável deve respeitar a conhecida roda dos alimentos, privilegiando as frutas e legumes, em detrimento dos óleos e gorduras. Por outro lado, o exercício deve ser diário, no mínimo 30 minutos.

 

O tratamento para o colesterol alto passa, numa fase inicial, por corrigir erros na dieta e aumentar a atividade física. Só depois é que se poderá partir para opções farmacológicas. No entanto, há certas situações que justificam a introdução imediata de medicação: valores excessivamente altos de colesterol (sobretudo do «mau» colesterol, o LDL) e se já houver hábitos saudáveis pré-existentes. Esse último caso pode significar que o colesterol alto terá outras origens que não a alimentação e o sedentarismo como, por exemplo, a hipercolesterolemia familiar de origem hereditária. Ou seja, uma doença que é genética e que não está relacionada apenas com o estilo de vida.

É possível baixar o colesterol rapidamente?

Não existe nenhuma regra formalmente conhecida para baixar rapidamente o colesterol. Existem, claro, situações em que o colesterol pode diminuir de uma maneira rápida:

 

Por exemplo, se adotamos uma dieta com erros e asneiras, é natural que uma mudança nos hábitos reduza os níveis de colesterol com alguma rapidez. Da mesma forma, se for uma pessoa sedentária, o exercício físico pode ter algum impacto. Por outro lado, no que toca aos medicamentos, dentro da família das estatinas, há classes mais «fracas» e mais «fortes». Quanto mais forte a estatina, mais eficaz é a reduzir valores muito altos de colesterol para os valores ideais, em menos tempo.

artigo

210.

Dicas sobre como baixar o colesterol

Importa ressalvar que, mais importante que a rapidez com que baixamos os níveis de colesterol, é os valores que atingimos. O que está preconizado nas normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) é que os valores de colesterol devem ser avaliados de 3 em 3 meses, até ser atingido o valor ideal.

 

No entanto, caso tenha o colesterol alto nas suas análises, deve mostrá-las ao seu médico. Ele irá ajudá-lo a definir a melhor forma de baixar esses valores. Para prevenir níveis altos de colesterol, não se esqueça: atividade física regular e uma boa dieta, com poucas gorduras e asneiras!

Fontes

Referências

  • Dynamed
  • DireçãoGeral da Saúde (DGS)
artigo
imprimir
anterior seguinte