Acha que sabe como evitar as doenças cardiovasculares?
Felizmente, há vários comportamentos que podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como o enfarte e o AVC. Mas será que sabe o que fazer? Fomos descobrir o que acham os portugueses!
As doenças cardiovasculares são, atualmente, a principal causa de morte não só em Portugal, mas em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2016, as duas principais causas de morte ao nível global forma o enfarte do miocárdio e o AVC. Mas se é certo que surgem, muitas vezes, de forma súbita, por outro lado sabemos hoje como evitar as doenças cardiovasculares.
Comportamentos a ter para evitar as doenças cardiovasculares
Para evitar as doenças cardiovasculares é necessário ter em conta o risco cardiovascular. Este é um conceito que nos dá uma probabilidade de vir a sofrer de uma doença cardiovascular no futuro, tendo em conta diversos fatores.
E se, por um lado, há fatores que não podemos mudar como, por exemplo, a idade, o género ou o historial familiar de doença cardiovascular, por outro lado, há vários fatores chamados de «modificáveis». São estes que podemos (e devemos!) ter em conta para reduzir o nosso risco cardiovascular.
Como evitar as doenças cardiovasculares
-
Alimentação saudável
Em primeiro lugar, reduza o consumo de sal, de açúcares e de gorduras saturadas. Além disso, garanta que faz uma alimentação diversificada e rica em legumes, frutas e cereais integrais. Na dúvida, prefira as carnes magras e o peixe.
-
Pratique exercício regularmente
A prática de exercício regular não só protege o seu coração, como ajuda a controlar a glicemia e a reduzir o stresse. Além disso, ajuda ainda a prevenir a obesidade, um importante fator de risco não só para o aparecimento de doenças cardiovasculares, como de diabetes tipo 2.
-
Diga adeus ao tabagismo
Certamente não precisa de ser lembrado dos malefícios do tabaco. Infelizmente, este é um hábito negativo que não podemos deixar de lembrar quando o assunto é a saúde do coração. O caminho para deixar de fumar pode ser difícil, mas é fundamental para garantir a sua saúde.
-
Controle a tensão arterial, o colesterol e os triglicéridos
Valores desajustados quer de tensão arterial, quer de colesterol ou triglicéridos aumentam o risco cardiovascular. Assim sendo, é importante manter os valores debaixo de olho. A boa notícia? É que algumas medidas que ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares são, também, aliados no controlo destes parâmetros. São exemplos a alimentação saudável e o exercício físico.
-
Evite o consumo de álcool
Um consumo excessivo de álcool não só pode aumentar a tensão arterial, como tem impacto na saúde de um modo geral. Além disso, o consumo de álcool pode dificultar a manutenção de um peso saudável, algo que é fundamental para reduzir o risco cardiovascular.
-
Procure controlar o stresse
Hoje sabemos que o stresse influencia a saúde cardiovascular de várias formas. E, claro, nenhuma delas é positiva. Sabia que o stresse pode mesmo ser o fator que espoleta um ataque cardíaco? Experimente a meditação, pratique mais exercício físico e, caso não se sinta capaz de lidar com o stresse, não deixe de procurar o aconselhamento médico.
-
Mantenha um bom controlo da diabetes
Por fim, é hoje conhecida a relação entre diabetes e o risco cardiovascular. Ao longo do tempo, a diabetes afeta os vasos sanguíneos. Sabe-se que quem vive com diabetes tem o dobro do risco de ter um enfarte do miocárdio e é, por isso, fundamental manter um bom controlo glicémico para evitar as doenças cardiovasculares.
Agora que tem do seu lado toda a informação necessária, vamos cuidar da saúde do coração?
Organização Mundial de Saúde (OMS)
Sistema Nacional de Saúde (SNS)
Medline Plus