Pub
Pub
artigo
imprimir

Conheça os benefícios do gengibre

Cada vez mais popular, o gengibre é muitas vezes encarado como o ingrediente «milagroso» a ter por casa. Mas afinal, quais são as propriedades do gengibre?

O gengibre é originário do sudeste asiático e é considerado uma das especiarias mais saudáveis e benéficas para o organismo. Apesar de só recentemente ser mais comum encontrá-la no Ocidente, os alegados benefícios do gengibre têm contribuído para o aumento da sua popularidade. E a tê-lo por perto é, sobretudo, no outono ou inverno, quando as gripes e constipações estão à espreita!

 

Seja em suplemento, como tempero ou na forma de chá, se ainda não experimentou o gengibre saiba que é saboroso, picante e muito nutritivo. Pode ser consumido fresco ou seco, na forma de pó ou óleo, ou ainda em sumo.

 

Mas quais são mesmo os benefícios? A verdade é que são ainda precisos vários estudos científicos rigorosos para confirmar o que nos diz a sabedoria popular e milenar. Ainda assim, deixamos-lhe algumas das possíveis descobertas:

Os benefícios do gengibre
  • Os benefícios do gengibre

    É um bom aliado contra as náuseas

    Segundo os dados disponíveis, o gengibre tem alguns efeitos benéficos ao nível gastrointestinal. Por um lado, pode ajudar a controlar as náuseas (sobretudo as náuseas matinas que ocorrem na gravidez). Por outro lado, algumas pesquisas sugerem que pode ajudar a digestão e melhorar o trânsito intestinal.

    1 / 4
  • Os benefícios do gengibre

    Parece ajudar a controlar a glicemia e a proteger o coração

    Apesar de serem necessários mais estudos, pensa-se que o gengibre possa ter uma influência positiva sobre os valores de glicemia. Além disso, pensa-se que o gengibre possa também ajudar a reduzir a inflamação e o colesterol, entre outras propriedades capazes de proteger a saúde cardiovascular.

    2 / 4
  • Os benefícios do gengibre

    Pode ajudar nos sintomas de artrite

    A osteoartrite é um problema de saúde muito comum que afeta as articulações do corpo, desencadeando sintomas como a dor articular e rigidez. Pensa-se que o gengibre possa ajudar nestes casos, reduzindo o impacto dos sintomas.

    3 / 4
  • Os benefícios do gengibre

    Pode ter propriedades anticancerígenas

    Este é um efeito que parece estar relacionado com as propriedades antioxidantes e, em particular, com um dos componentes do gengibre: o gingerol. No entanto, são necessários mais estudos mais robutos para confirmar este efeito do gengibre.

    4 / 4
artigo

10.

Hábitos que ajudam a prevenir a diabetes tipo 2

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

 

Fontes

Referências

  • Healthline
  • MedicalNewsToday
artigo
imprimir
anterior seguinte