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3 conselhos essenciais para prevenir a diabetes tipo 2

Em 2017, cerca de 425 milhões de adultos convivia com esta doença diariamente. Estima-se que, em 2045, este número aumente para os 629 milhões, sendo esta uma tendência crescente na maioria dos países do mundo. No entanto, a diabetes tipo 2 pode ser evitada.

Em Portugal, «cerca de 11,7% da população adulta tem diabetes e 22,3% tem pré-diabetes», diz-nos Joaquim Garcia e Costa, endocrinologista no Hospital CUF Infante Santo e na Clínica CUF Almada. Portanto, 34% da população é afetada por esta patologia. É, por isso, fundamental atuar na prevenção da diabetes tipo 2.

 

É sabido que não existem medidas de prevenção para a diabetes tipo 1, uma vez que o pâncreas deixa de funcionar totalmente e de produzir a insulina necessária para controlar a glicose no sangue. Contudo, a diabetes tipo 2 pode ser evitada através de um estilo de vida baseado numa alimentação saudável e na prática regular de exercício.

 

De acordo com a International Diabetes Federation (IDF), 352 milhões de pessoas estão em risco de desenvolver este tipo de diabetes, número que no entanto só poderá ser reduzido caso o estilo de vida moderno seja alterado.

 

O primeiro passo para a prevenção é a monitorização do estado de saúde através da realização de análises de rotina. Isto porque «a diabetes mellitus tipo 2 pode manter-se silenciosa durante muito tempo – largos meses ou mesmo anos», afirma o endocrinologista.

 

«Em Portugal, 43,5% dos doentes desconhecem que sofrem da doença, ficando em elevado risco de evolução das complicações», explica.

3 conselhos essenciais na prevenção da diabetes tipo 2

1. Alimentação em primeiro lugar

 

A International Diabetes Federation (IDF) faz uma série de recomendações para ter uma alimentação saudável e prevenir a diabetes. Ora veja.

 

  • Comer, pelo menos, 3 porções de vegetais todos os dias (incluindo os de folhas verdes);
  • Para o lanche, opte por nozes, uma peça de fruta ou um iogurte sem açúcar;
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Opte pelo pão, arroz e massa integral;
  • Prefira a carne branca à carne vermelha ou processada;
  • Ingira gorduras insaturadas (azeite e óleo de girassol) em vez das saturadas (óleo de coco e de palma, manteiga ou gordura animal).

 

2. Afaste-se do açúcar

 

Seguir uma dieta saudável é importante para manter ou atingir um peso considerado normal de acordo com a estatura da pessoa em questão.

 

Joaquim Garcia e Costa destaca o apoio nutricional como uma ajuda fundamental para os doentes com diabetes. «A hiperglicemia, em alguns casos, pode mesmo regredir quando se atinge um peso normal», esclarece o endocrinologista.

 

A IDF alerta para o consumo de açúcar, apontando-o como um dos principais responsáveis pelo aumento da obesidade e da diabetes tipo 2. Neste sentido, recomenda trocar os sumos de frutas, os refrigerantes e as bebidas açucaradas pela água, café ou chá.

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3. Não se esqueça do exercício

 

Outro aspeto importante para evitar a diabetes é combater o estilo de vida sedentário, «programando um esquema de atividade física frequente, como caminhadas diárias de 20 a 30 minutos, mesmo que divididas por 2 períodos», refere Joaquim Garcia e Costa.

 

Nos dias de hoje, já não existem desculpas para se ter uma vida sedentária. São várias as atividades físicas que não pressupõem idas ao ginásio e até aplicações de desporto, como a 7 Minute Workout ou a Workout Diary, que lhe permitem fazer um plano de treino ao seu gosto.

 

Referências
  • Revista Saber Viver

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