Pub
Pub
artigo
imprimir

Desligue! O descanso também é importante

Será que nos tempos que vivemos, estamos a valorizar e a respeitar o descanso como deveríamos? Leia o artigo para perceber a importância do simples ato de descansar.

O descanso é fundamental para a saúde, o sucesso e a felicidade. Mas não sente que lhe damos pouca importância? Andamos sempre de um lado para o outro a tratar de mil assuntos, nunca desligamos do telefone, do email, das redes sociais. Sentimo-nos assoberbados pela quantidade de tarefas pendentes por resolver, entre trabalho e vida pessoal. Já para não falar de que arranjar «um tempinho para nós» é tarefa hercúlea e constantemente adiada. Mas descansar, relaxar e dormir é fundamental para que o organismo e principalmente o cérebro recuperem e se preparem para lidar com o dia a dia.

O descanso «cura»

O nosso corpo está mais preparado para sprints do que para maratonas. Por isso, é importante ir fazendo pequenas pausas ao longo do dia, nem que sejam de alguns minutos. As pausas permitem termos um período de recuperação do trabalho, de um esforço físico do stresse emocional. Mas, além disso:

 

  • são importantes para a saúde mental;
  • impulsionam a criatividade;
  • melhoram a produtividade;
  • promovem o bem-estar;
  • reduzem o stresse;
  • aumentam a boa disposição;
  • contribuem para relações interpessoais mais saudáveis.

 

Portanto, um descanso adequado é o que permite ao nosso corpo ter tempo para ativar os seus mecanismos internos de reparação e recuperação.

 

Um descanso adequado reduz o stresse

 

O stresse crónico interfere com o sistema imunitário, aumentando o risco de doença. Além disso, o stresse aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial, e tem ainda efeitos a nivel intestinal e hormonal. Descansar reverte os efeitos do stresse do organismo, contribuindo para a saúde e o bem-estar.

 

Descansar impulsiona a criatividade

 

As pessoas que descansam e relaxam são naturalmente mais criativas. A reflexão proporcionada pelo descanso permite que a mente fluia e permite que o cérebro crie ligações que despoletam a criatividade e rompem as barreiras criativas. O descanso leva ainda a uma espontaneidade natural que ajuda na resolução de problemas e na invenção de novos usos para os objetos.

 

Melhora a produtividade

 

Tal como os restantes músculos do nosso corpo, o cérebro tem um desempenho pior quando está cansado. Descansar agudiza o pensamento, que fica mais imediato e claro. Por isso, descansar e tirar férias vai mesmo permitir ao cérebro regressar em força e trabalhar com mais eficiência.

 

Neste sentido, o descanso também melhora a capacidade de toma de decisão. Não é, pois, à toa, que a expressão «dormir sobre o assunto» se utiliza quando temos de decidir algo importante.

Conseguir um descanso de qualidade

O melhor para pessoas muito ocupadas é incluírem o descanso na sua agenda, tal como se fosse uma tarefa ou reunião. Ademais, existem algumas técnicas simples que pode começar já a praticar:

 

  • exercícios de respiração profunda – faça literalmente pequenas pausas para respirar fundo e focar-se na respiração;
  • pratique exercício físico regularmente – mesmo caminhadas de 30 minutos por dia podem fazer maravilhas!
  • não descure a importância de um sono descansado e de qualidade.
artigo

Dormir bem pode ajudar a controlar a glicemia?

A importância do sono para o descanso

 

O sono é fundamental para descansar o corpo e a mente. Afinal, para uma boa noite de sono é fundamental adotar hábitos de higiene do sono, nomeadamente:

 

  • reduzir a utilização de ecrãs ao fim do dia, principalmente 1 hora a 30 minutos antes de ir dormir – leia um livro, em vez de olhar para o telemóvel, computador ou televisão;
  • utilize iluminação suave na sua casa durante a noite para sinalizar ao corpo que se aproxima a hora de descansar;
  • adotar uma rotina na hora de ir para a cama, mantendo um horário regular na hora de deitar;
  • não coma refeições demasiado pesadas nem condimentadas à noite;
  • todavia, também é boa idea levantar-se sempre à mesma hora, ou não «exagerar» nas horas de cama ao fim de semana.

 

O descanso é fundamental para a saúde física e mental. É durante este espaço de tempo que corpo e cérebro recuperam, renovam células, e criam ligações e relações entre a informação apreendida ao longo do dia. O sono assume um papel principal nesta importância do descanso e é tão importante para uma vida saudável como o exercício físico e uma dieta equilibrada. Além do mais, a falta de sono e descanso pode comprometer a vontade e a dedicação de uma pessoa em levar um estilo de vida equilibrado. Assim, de uma forma indireta, pode ter consequências negativas na saúde e bem-estar. Por isso, agora que terminou de ler este artigo, apague o computador por um momento e experimente ficar apenas a olhar pela janela, a ler um livro, ou vá dar uma volta. Descanse!

 

Junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Referências
  • Forbes

  • Medical News Today

artigo
imprimir
anterior seguinte