Pub
Pub
artigo
imprimir

Diabetes infantil: é possível prevenir?

A diabetes pode afetar crianças, mas será que é possível prevenir que a doença afete os mais novos?

Apesar de a diabetes tipo 1 ou insulino-dependente ser mais comum entre as crianças e jovens dos 0 aos 19 anos, com o aumento obesidade infantil também se registam casos de crianças com diabetes de tipo 2. Infelizmente, e apesar dos estudos feitos na área, se a diabetes infantil for do tipo 1 ainda não é possível prevenir. Contudo, a diabetes tipo 2 nos mais novos está associada ao estilo de vida: pode e deve ser prevenida.

 

A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune e a sua origem permanece ainda por esclarecer. Há investigadores que acreditam será um dia possível prevenir este tipo de diabetes, interferindo no processo imunitário que leva ao aparecimento da doença. No entanto, e até hoje, os resultados não nos trouxeram respostas conclusivas. O estudo TRIGR (Trial to Reduce Diabetes in the Genetically At-Risk), publicado em 2011, afirma que as crianças que deixam a amamentação muito cedo podem ter um risco aumentado de diabetes tipo 1.

 

No entanto, os resultados deste estudo são controversos, bem como os de outros estudos que não obtiveram resultados positivos ao investigar a relação entre a diabetes tipo 1 e alguns tipos de vírus estomacais (estudo Daisy), ou a relação entre o consumo de nicotinamida (uma forma de vitamina B3) e a prevenção deste tipo de diabetes (estudo ENDIT).

 

Quando uma criança ou jovem recebe o diagnóstico de diabetes tipo 1, a administração de insulina como tratamento passará a fazer parte da sua vida. Ainda assim, tanto nos casos de diabetes tipo 1, como nos de diabetes tipo 2, a alimentação e exercício físico são fundamentais.

 

Prevenir a diabetes tipo 2 na criança ou jovem

Ainda que não seja, hoje, possível prevenir a diabetes tipo 1, há estratégias que pode adotar para prevenir o aparecimento da diabetes tipo 2 nos pequenos da família:

 

  • Esteja atento ao peso da criança

O excesso de peso e obesidade são importantes fatores de risco para diabetes, não só nos adultos, mas também nas crianças. Tente ajudar a criança ou jovem a manter um peso saudável para a sua idade.

 

  • Promova a atividade física

O exercício físico diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2, ao ajudar o organismo a usar melhor a sua insulina. Sugira planos de atividade física em família e crie hábitos que estimulam a criança ou jovem a manter uma vida ativa: fazer caminhadas, pedir ajuda nas tarefas e criar jogos que impliquem atividade física já é um começo. Tente que faça pelo menos 60 minutos de atividade física por dia e sugira-lhe aderir aos desportos de que mais gosta.

 

  •  Sirva de exemplo à mesa e mantenha uma alimentação saudável

Estimule a família a beber mais água à refeição, deixando os refrigerantes e outras bebidas açucaradas para dias especiais. Não premeie bons comportamentos com comida e experimente começar a servir menores porções, repetindo de acordo com o razoável para o peso da criança. Procure envolver a criança ou jovem na confeção de refeições mais saudáveis e ensine a ler os rótulos dos alimentos. Porque não irem juntos fazer as compras? Poderá ensinar-lhe a fazer as melhores escolhas.

artigo

28.

Diabetes infantil: é possível prevenir?

Fontes

Referências

  • DireçãoGeral de Saúde (DGS)
  • WebMD
  • Centers for Disease Control and Prevention (CDC)
artigo
imprimir
anterior seguinte