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Dicas para controlar a diabetes nas férias

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) deixa-lhe alguns conselhos práticos para gerir a diabetes fora rotina normal.

Os períodos de férias são importantes para o descanso e para retomar o equilíbrio. No entanto, para quem vive com uma doença crónica, como a diabetes, podem trazer obstáculos imprevistos à gestão rotineira da doença. Além disso, acabam por ser momentos em que a rotina desaparece, tornando-se mais difícil de percebermos se o controlo está ou não a ser tão bem feito como antes.

 

Por isso, eis algumas dicas que o podem ajudar.

Para controlar a diabetes nas férias, não se esqueça de…

1. Manter a hidratação e reforçar as reservas hídricas

 

  • Beba 1,5-2 litros de água por dia. No entanto, se a temperatura ambiente for elevada, aumente a quantidade de água para manter o corpo hidratado.
  • Ingira alimentos ricos em água, como, por exemplo, sopas, saladas e fruta fresca. A ingestão destes alimentos não substitui, porém, a necessidade de beber água.
  • Previna e saiba identificar os sintomas de desidratação como dor de cabeça, fraqueza, tonturas, cansaço e boca seca.

 

2. Seguir uma alimentação saudável e equilibrada

 

  • Organize as horas das refeições e evite estar muito tempo sem comer. Além disso, mantenha controlada a saciedade e os níveis de glicemia.
  • Se comer fora de casa, evite os excessos alimentares. Por exemplo:
    • Abdique das entradas.
    • Quando faz o pedido, substitua batatas fritas por arroz
    • Se come sopa, coma menos arroz no segundo prato.
    • Peça sopa de legumes sem batata.
    • Caso peça sobremesa, prefira fruta em vez de doces. Outra opção é dividir uma sobremesa.
    • Divida doses ou peça meias doses.
  • Peça a orientação e os conselhos de um nutricionista. Além disso, coma bem fora de casa, na praia, no campismo, em hotéis ou em restaurantes.

 

3. Ter atenção aos alimentos e bebidas de verão

 

  • Opte por gelados caseiros, feitos à base de iogurte e de fruta.
  • Prepare lanches para quando sai de casa. A fruta, os iogurtes e o pão são opções saudáveis, ao contrário dos gelados, dos bolos e das batatas fritas – que são os alimentos mais acessíveis nos estabelecimentos comerciais.
  • Evite ingerir bebidas alcoólicas e prefira sempre beber água.
  • Evite os sumos de frutas. Coma antes a fruta fresca, de forma isolada.
  • Opte por chás caseiros sem adição de açúcar. Evite refrigerantes.

 

4. Recuperar energia e combater o sedentarismo

 

  • Mantenha a atividade física durante as férias. O exercício reduz os níveis de glicose no sangue, ajuda a regular a tensão arterial e ainda os níveis de colesterol.
  • Tire proveito do bom tempo para se exercitar. Caminhe ou corra ao ar livre, nade, jogue à bola, dance ou ande de bicicleta, por exemplo.
  • Descanse e durma bem. Tente aumentar o bem-estar e procure relaxar.
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5. Proteger-se do sol e do calor

 

  • Proteja a medicação oral e a insulina do sol e do calor. Além disso, guarde a insulina numa caixa apropriada. O calor pode interferir com o estado dos medicamentos e equipamentos, como glucómetros e tiras-teste.
  • Guarde a medicação num local fresco e seco.
  • Não administre a insulina com a pele exposta ao sol. A temperatura ambiente provoca alterações na velocidade de absorção da insulina.

 

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

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