Pub
Pub
artigo
imprimir

Dicas para controlar a tensão arterial alta

A hipertensão, ou tensão arterial alta, é um problema muitas vezes sem sintomas, mas que pode trazer vários problemas. Saiba o que pode fazer para a controlar!

Perante um diagnóstico de hipertensão é necessário monitorizar regularmente a tensão arterial, sobretudo, porque este é um problema de saúde silencioso. Ou seja, é um compromisso que terá de ter consigo mesmo! Controlar a tensão arterial é fundamental para assegurar a sua qualidade de vida e para reduzir o risco cardiovascular, uma das principais causas de morte em todo o mundo.

 

Deverá sempre consultar a sua equipa de saúde para saber quais as estratégias que melhor se adequam ao seu caso. Poderá ser necessário fazer trazer tratamento medicamentoso. No entanto, existem vários comportamentos e hábitos saudáveis que o podem ajudar nesta luta.

 

Ao adotar um estilo de vida saudável poderá conseguir:

 

  • Reduzir a tensão arterial;
  • Prevenir ou atrasar o desenvolvimento de hipertensão;
  • Melhorar a eficácia dos tratamentos para a hipertensão;
  • Reduzir o risco de doença cardiovascular, de doença renal, de problemas de visão e de disfunção sexual.

 

Descubra o que pode fazer por si mesmo para controlar a tensão arterial!

Dicas para controlar a tensão arterial alta
  • Dicas para controlar a tensão arterial alta

    1 – Perder aqueles quilinhos extra

    Uma das formas mais eficazes que o podem ajudar é, por exemplo, perder aqueles quilinhos extra. E a boa notícia é que mesmo reduzindo pouco sentirá benefícios nos valores de tensão arterial. Os estudos dizem-nos uma redução de apenas 4,5 kg já é suficiente para ajudar a sentir a diferença. Além disso, manter um peso saudável poderá ajudar a prevenir e a controlar outros problemas de saúde como, por exemplo, a diabetes tipo 2!

    1 / 6
  • Dicas para controlar a tensão arterial alta

    2 – Deixar de vez o tabaco

    Se é fumador saiba que o tabaco é responsável por um aumento imediato na tensão arterial e na pulsação. Além disso, no longo prazo, os componentes nocivos do tabaco podem ainda aumentar a tensão arterial ao danificar os vasos sanguíneos, provocando inflamação e tornando as artérias mais estreitas – promovendo o processo que conhecemos por aterosclerose.

    2 / 6
  • Dicas para controlar a tensão arterial alta

    3 – Reduzir o consumo de álcool

    Isto não significa que não poderá beber aquele copo de vinho ao almoço de que tanto gosta: tem, sobretudo,  que beber com moderação e limitar o consumo a pequenas quantidades. No caso dos homens recomenda-se que não ultrapasse 2 bebidas por dia e, no caso das mulheres, apenas uma.

    3 / 6
  • Dicas para controlar a tensão arterial alta

    4 – Fazer uma alimentação saudável, consumindo menos sal

    Procure fazer uma dieta saudável e rica, por exemplo, em frutas, vegetais, cereais integrais, carnes magras e peixes gordos. Divirta-se a explorar alternativas para o sal, experimentando outros condimentos e especiarias. Além disso, lembre-se de ler sempre os rótulos dos alimentos e evite as comidas processadas que tendem a ter níveis de sal mais elevados.

    4 / 6
  • Dicas para controlar a tensão arterial alta

    5 – Aprender a gerir o stresse

    Sabia que as hormonas associadas ao stresse fazem contrair os vasos sanguíneos, levando a um aumento da pressão arterial? Além disso, o stresse pode conduzir a hábitos menos saudáveis, como forma de compensação: afinal, quem é que nunca sentiu aquela fome nervosa que dá vontade de esvaziar o frigorífico? Encontre formas de controlar a ansiedade e o stresse, guardando, por exemplo, algum tempo para relaxar, para experimentar a meditação ou outras técnicas de relaxamento.

    5 / 6
  • Dicas para controlar a tensão arterial alta

    6 – Fazer exercício e mais exercício e mais exercício

    Sabia que apenas 30 minutos de exercício, 5 vezes por semana podem fazer a diferença? Garanta que faz alguma atividade com exigência física todos os dias, como, por exemplo, uma caminhada, um passeio de bicicleta, caminhar ao invés de andar de carro, subir as escadas ao invés de andar de elevador.

    6 / 6
artigo

135.

4 dicas para reduzir o consumo de sal

Junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Referências
  • American Heart Association (AHA)

  • Healthline

  • WebMD

  • Harvard Health Publishing

artigo
imprimir
anterior seguinte