Pub
Pub
artigo
imprimir

Dicas para prevenir gripes e constipações

Em pleno inverno, sabe o que é necessário fazer para prevenir gripes e constipações? Siga as dicas da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

Antes de mais nada, já sabemos de antemão que, com o inverno, vêm normalmente também os dias cinzentos de chuva, vento e frio. Assim, na bagagem do frio, do guarda-chuva partido e dos sapatos molhados vêm igualmente os espirros, o nariz entupido e aquela dor no corpo ou na garganta. Da mesma forma, os arrepios e a sensação de febre são outra constante. Em conclusão, adivinhou: falamos das comuns gripes e constipações de inverno. Na realidade, são tão comuns que, muitas das vezes, já contamos com elas antecipadamente. Isto porque as crianças em idade escolar podem contagiar toda a família ou, por outro lado, porque “aquele” colega de trabalho foi deixando, progressivamente, todo o escritório a assoar o nariz e a espirrar .

 

Gripes e constipações

Em primeiro lugar, e embora distintas uma da outra, as gripes e constipações são, geralmente, problemas de resolução espontânea em alguns dias. Isto é, significa que resolvem-se apenas com necessidade da toma de medicação para alívio dos sintomas. Ou seja, é uma questão de ter paciência. Porém, outras vezes, podem evoluir para infeções respiratórias mais graves que requerem, então, acompanhamento médico e um tratamento específico. Além disso, há pessoas que estão mais predispostas a contraírem estas doenças e/ou a complicarem o quadro de infeção respiratória. Falamos, por exemplo, de pessoas que vivem com doenças crónicas como é o caso da diabetes, entre outras patologias.

 

Conselhos para prevenir gripes e constipações

Seja como for, as gripes e constipações são incomodativas. Contudo, não têm de ser uma inevitabilidade. Isto é, tanto os grupos de risco como as pessoas saudáveis podem e devem tomar medidas para prevenir as gripes e constipações. Por isso, vamos dar-lhe alguns conselhos para se proteger e aos seus. Acima de tudo, tratam-se de dicas simples. No entanto,  podem salvar os seus dias de inverno.

Dicas para prevenir gripes e constipações
  • Dicas para prevenir gripes e constipações

    Evitar multidões e contacto com objetos públicos

    Os vírus que causam as gripes e constipações são muito contagiosos e costumam ser transmitidos através das partículas de saliva expelidas ao falar, na tosse ou no espirro. Estas partículas podem manter o vírus ativo no ar que respiramos, nas roupas, na pele e nos objetos que nos rodeiam: facilmente se espalham em locais aglomerados. Evitar espaços públicos e multidões pode ajudá-lo a prevenir contrair o vírus. Por outro lado, quando se frequenta estes lugares é recomendável evitar tocar nos puxadores e objetos partilhados.

    1 / 9
  • Dicas para prevenir gripes e constipações

    Lavar as mãos

    As mãos são a superfície corporal que mais contacta com o exterior. Ao tocar em portas, maçanetas, objetos ou o simples cumprimento com aperto de mão podemos estar a contactar com o vírus e a contribuir para a sua propagação. Por isso, é muito importante lavar as mãos e evitar tocar nos olhos, nariz ou boca antes de lavá-las adequadamente. Se não tiver água disponível pode utilizar um desinfetante para as mãos.

    2 / 9
  • Dicas para prevenir gripes e constipações

    Evitar mudanças bruscas de temperatura

    Ao contrário do que se diz popularmente, o frio e as mudanças de temperatura não são a causa das gripes e constipações. Contudo, sabe-se que o arrefecimento do corpo e das vias respiratórias favorece a instalação da doença nas pessoas já expostas ao vírus. As alterações súbitas de zonas climatizadas para espaços ao ar livre favorecem a proliferação do vírus. Assim, ao evitar a transição brusca de ambiente extremos, usar roupa adequada mantendo o corpo quente principalmente na zona do nariz e boca pode diminuir o risco de adoecer por estes vírus.

    3 / 9
  • Dicas para prevenir gripes e constipações

    Beber mais água

    A hidratação é fundamental para manter as secreções nasais mais fluídas. Estas secreções são um dos mecanismos de defesa contra as infeções pois capturam e bloqueiam a proliferação dos vírus e bactérias. Recomenda-se a ingestão de 1,5 a 2 litros de água ou líquidos não-açucarados por dia. Deve-se evitar o álcool que causa desidratação.

    4 / 9
  • Dicas para prevenir gripes e constipações

    Fazer uma alimentação saudável

    Uma dieta alimentar equilibrada é essencial para manter o sistema imunitário saudável. As pessoas com diabetes encontram-se num estado imunodeprimido, principalmente aquelas que apresentam pior controlo da glicemia e maior duração da doença. Assim, além do adequado tratamento e controlo metabólico, uma alimentação rica em vitaminas e antioxidantes vai contribuir para aumentar a resposta imunológica contra os vírus. Aconselha-se a ingestão de frutas, principalmente citrinos ricos em vitamina C, tomate, espinafre, batata-doce e vegetais.

    5 / 9
  • Dicas para prevenir gripes e constipações

    Fugir dos cigarros: dos seus e dos outros

    O tabaco diminui as defesas do sistema respiratório, desde as barreiras de defesa local como as secreções até a resposta imunitária geral, aumentando a probabilidade de infeção pelos vírus. Tanto os fumadores ativos como os passivos, ou seja, aqueles que convivem com fumadores, estão expostos a maior risco de gripes e constipações.

    6 / 9
  • Dicas para prevenir gripes e constipações

    Precauções após contacto com pessoas infetadas

    Se alguém em casa está doente, é conveniente limpar e desinfetar as superfícies onde a pessoa tocou, como as maçanetas das portas, os corrimãos das escadas, as mesas ou copos. Além disso, deve-se evitar partilhar toalhas, louças, utensílios ou alimentos. O contacto físico direto deve ser mínimo para reduzir a probabilidade de transmissão.

    7 / 9
  • Dicas para prevenir gripes e constipações

    Fazer exercício físico

    A atividade física regular, além de promover a melhoria do controlo da glicemia, também fortalece o sistema imunitário. Assim, fazer desporto é dois em um: ajuda a tratar a diabetes e a prevenir infeções. Basta caminhar 30 minutos a 1 hora por dia, ou se preferir, treinos de qualquer atividade moderada 2 a 3 vezes por semana para sentir os benefícios desta prática.

    8 / 9
  • Dicas para prevenir gripes e constipações

    Vacina anti-gripe

    Os diabéticos, por terem uma doença crónica, são um dos grupos de risco para os quais está indicada a vacinação contra a gripe. A vacina deve ser administrada todos os anos porque os vírus da gripe alteram-se com o tempo criando a necessidade de serem produzidas novas vacinas. Por isso, quem foi vacinado o ano passado não está protegido para os novos vírus que vão aparecer este ano. A vacinação deve ser realizada no final do Outono ou início do Inverno e permite não só prevenir a contração de gripe mas também a sua gravidade. É importante lembrar que esta vacina apenas é direcionada para os vírus da gripe e não confere qualquer proteção contra as constipações.

    9 / 9
artigo

75.

Prevenir a depressão na diabetes

Junte-se à comunidade Diabetes 365!

Fontes

Referências

  • Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP)
artigo
imprimir
anterior seguinte