Preocupado com os valores de colesterol LDL que teimam em não baixar? Além do tratamento com medicamentos há algumas estratégias que pode adotar. Fique a saber quais são.
O colesterol é muito importante para o organismo. No entanto, quando os valores de colesterol LDL (o colesterol «mau») aumentam acima dos valores recomendados é necessário entrar em ação e saber como baixar o colesterol. Porquê? Porque o colesterol aumenta o risco de vir a ter doenças cardiovasculares, o que é particularmente preocupante para quem já vive com diabetes – condição que, por si só, aumenta o risco cardiovascular.
A razão é simples: o colesterol LDL acumula-se nas artérias e pode levar à formação de placas. Estas podem, então, bloqueiar vasos sanguíneos importantes, conduzindo a problemas como o enfarte do miocárdio ou o acidente vascular cerebral (AVC).
Assim sendo, descubra o que pode fazer: preparado para saber como baixar o colesterol?
Dicas sobre como baixar o colesterol
Dicas sobre como baixar o colesterol
Aumente o consumo de fibras
As fibras na alimentação têm a capacidade de evitar que o colesterol ingerido seja absorvido. As evidências científicas sugerem que pessoas que consomem entre 5 a 10 g de fibra por dia viram os seus valores de colesterol LDL (o chamado colesterol «mau»). De acordo com o National Health System (NHS) do Reino Unido, um adulto deve consumir pelo menos 30 g de fibra por dia. Por isso, se possível acompanhe a refeição com cereais integrais (prefira o arroz ou o esparguete integral), com vegetais (como o brócolo, a cenoura ou o milho doce) ou, por exemplo, frutas (como a ameixa ou a maçã).
1 / 5
Dicas sobre como baixar o colesterol
Descubra quais os alimentos mais ricos em colesterol
A maioria do colesterol que circula no nosso organismo é produzido internamente. No entanto, uma pequena parte é absorvida a partir da dieta. Por isso, para quem já tem valores de colesterol elevados é fundamental evitar incluir na alimentação estas fontes de colesterol. Alguns exemplos são: os ovos, o marisco, órgãos de origem animal (como, por exemplo, rins). Além disso, procure nos rótulos dos alimentos as gorduras saturadas: mantenha-se longe delas!
2 / 5
Dicas sobre como baixar o colesterol
Diga adeus ao cigarro
O consumo de tabaco é nefasto para a sua saúde, trazendo vários perigos. E, entre eles, há um particularmente mau para a saúde cardiovascular: o tabaco faz com que o colesterol LDL fique particularmente «pegajoso», fazendo com que se acumulem facilmente nas artérias. Por outro lado, o tabaco diminui ainda o colesterol HDL (o chamado colesterol «bom»), responsável por «limpar» as artérias do colesterol «mau». Fale com o seu médico ou farmacêutico sobre as estratégias que o podem ajudar a deixar de fumar.
3 / 5
Dicas sobre como baixar o colesterol
Exercite-se, exercite-se e exercite-se um pouco mais
Bem sabemos que já terá ouvido falar dos benefícios do exercício para a sua saúde. Contudo, o exercício é de facto uma das estratégias mais eficazes para baixar o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL. Apesar de ainda não se saber ao certo quais os mecanismos que entram em ação durante o exercício, hoje pensa-se que sejam vários. Além disso, ao fazer exercício poderá ainda manter um peso saudável (e o excesso de peso tende a aumentar os valores de colesterol LDL).
4 / 5
Dicas sobre como baixar o colesterol
Aumente o consumo de peixe
Substituir as fontes de gorduras saturadas por peixe (sobretudo por peixes ricos em ómega-3) é uma boa estratégia para o ajudar a reduzir o consumo de colesterol. Além disso, o ómega-3 promove a saúde cardiovascular e ajuda a controlar os valores de triglicéridos.