Pub
Pub
artigo
imprimir

Está a planear o natal (a pensar na diabetes)?

O natal é a melhor altura do ano, mas é, também, uma altura que requer muito planeamento e atenção. Especialmente para quem tem doenças crónicas como a diabetes. Aprenda aqui algumas dicas práticas sobre como planear um natal a pensar na diabetes.

As ruas iluminadas, as casas decoradas, as férias de inverno, mas sobretudo a partilha com as pessoas que mais amamos. Estas são algumas das razões que fazem do natal a melhor altura do ano. Mas, para quem vive com doenças crónicas, é fundamental planear o natal. Afinal, este é também um momento de convívio prolongado em volta da mesa no qual muitas vezes os hábitos saudáveis são substituídos por excessos e desafios à gestão da diabetes.  É, por isso, que no caso da diabetes é fundamental fazer um planeamento, com atenção particular aos hidratos de carbono.

 

De acordo com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde (DGS), pequenas atenções no planeamento das grandes refeições natalícias são fundamentais para proteger a saúde. Por exemplo, é recomendado que não faltem à mesa hortícolas que podem ajudar a conter a ingestão de calorias de uma forma saborosa. Além disso, água também não deve ficar esquecida: o seu consumo contribui para a saciedade, ajuda a controlar a pressão arterial e reduz o consumo de outras bebidas açucaradas ou alcoólicas. Ao mesmo tempo, ao planear e preparar as refeições é recomendado controlar adição de sal e o tamanho das porções. Afinal, não é preciso exagerar para desfrutar. Assegure-se de que existem também pratos ligeiros (como a sopa) disponíveis.

Tente planear o natal com a maior antecipação possível

Se vai jantar em casa de outra pessoa

 

Informe-se sobre os tipos de refeições que serão servidas e horários. Assim sendo, poderá assegurar que não vai estar demasiado tempo sem comer. Se não se sentir confortável em pedir ajustes ao menu, ofereça-se para levar um ou mais pratos, sobremesas, ou bebidas que poderá preparar (ou encomendar) de acordo com o seu plano alimentar.

 

Se vai receber em casa alguém com diabetes

 

Não se esqueça de disponibilizar opções com baixo nível glicémico: prepare alternativas aos hidratos de carbono como, por exemplo, couves cozidas e grelos, cogumelos, lentilhas, ervilhas, entre outros. Além disso, ofereça bebidas sem álcool e com baixo teor de açúcares como cervejas sem álcool, águas aromatizadas ou kombuchas (não sabe o que é a kombucha? Clique aqui).

 

Se vai jantar fora

 

Informe-se com antecedência sobre o restaurante escolhido e confirme se existem opções apropriadas para diabéticos.

 

Antes da época natalícia faça um check-up médico

 

Discuta a sua situação de vacinas e, se possível, discuta a ementa com um profissional de saúde. Tenha sempre consigo a sua medicação habitual e os materiais necessários para fazer o controlo da glicemia, bem como um kit de primeiros socorros. Controle os seus níveis mais frequentemente: quando há tantos alimentos que normalmente não consome junto com muitas distrações, a monitorização é especialmente importante. Se vai viajar informe-se acerca das regras sanitárias em vigor na sua destinação.

 

Planeie algum tempo para praticar atividade física

 

As férias são uma época em que é fácil sair da rotina normal de atividade física e é, por isso, que é tão importante mantê-la. A atividade física não só ajuda a controlar o peso, como também serve para controlar os níveis de açúcar no sangue. Uma breve caminhada em companhia ou uma sessão de dança depois da refeição será suficiente!

artigo

Receita: Tomate recheado com bacalhau

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte