Diabetes e hipertensão arterial: qual a relação?
Sabia que há uma grande a prevalência de hipertensão na população diabética? Além disso, não só a diabetes como também a hipertensão são fatores de risco cardiovascular.
Cerca de metade das pessoas com diabetes têm hipertensão arterial, mais conhecida como pressão arterial alta ou tensão arterial alta. Se tem diabetes, é importante que conheça os seus valores de pressão arterial. E, se estiverem elevados, além de manter a sua glicemia controlada, reduzir a pressão arterial deve ser uma das suas principais prioridades. Por isso, é importante que conheça a relação entre diabetes e hipertensão arterial .
Quais são os valores de pressão arterial recomendados?
Hipertensão arterial é sinónimo de pressão arterial elevada e ocorre quando a pressão com que o sangue circula nas artérias está aumentada de forma crónica.
Segundo a Sociedade Portuguesa de Hipertensão, uma pessoa é diagnosticada como hipertensa se, em pelo menos duas ocasiões diferentes, apresenta um ou ambos os valores de pressão arterial (máxima e/ou mínima), iguais ou superiores a 140/90mmHg. Este diagnóstico deve ser efetuado por um profissional de saúde.
É recomendado que pessoas diagnosticadas com diabetes tenham valores de pressão arterial inferiores a 130/80 mmHg.
Qual a relação entre a diabetes e hipertensão arterial?
Ter diabetes e hipertensão arterial, em conjunto, pode aumentar ainda mais o risco de vir a desenvolver de algumas complicações. Ou seja, existe uma maior probabilidade de vir a ter problemas como insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC), enfarte do miocárdio, insuficiência renal, perda gradual da visão e esclerose das artérias.
Uma grande parte das pessoas diagnosticadas com diabetes têm também hipertensão. Para a maioria, não existe uma causa isolada para o surgimento de hipertensão arterial, mas sim uma combinação de vários fatores de risco, sendo a diabetes um destes fatores.
Quando temos diabetes, os níveis elevados de açúcar no sangue podem danificar os nossos vasos sanguíneos e levar ao desenvolvimento de aterosclerose. Consequentemente, as artérias tornam-se mais estreitas, o que leva a um aumento da pressão sanguínea.
A hipertensão danifica os tecidos das paredes das artérias, conduz ao desenvolvimento de aterosclerose e aumenta a carga de «trabalho» do coração e dos nossos vasos sanguíneos. A associação de hipertensão e diabetes cria um ciclo se agrava se estas doenças não forem controladas.
O que pode mudar no seu estilo de vida para controlar os seus valores de pressão arterial?
Para controlar a hipertensão deverá:
- Manter o peso ideal;
- Ter uma alimentação equilibrada;
- Praticar exercício físico, mas evitar esforços excessivos;
- Reduzir o teor de sal na sua dieta;
- Parar de fumar;
- Moderar o consumo de álcool;
- Evitar o consumo de café e estimulantes;
- Aprenda a lidar com o stresse;
- Descansar adequadamente;
- Controlar os seus níveis de glicemia;
- Medir a pressão arterial regularmente;
Se aplicar estas mudanças ao seu estilo de vida e, ainda assim, não for suficiente, pode ser necessário ainda a toma de medicamentos. No controlo e prevenção de complicações em pessoas diagnosticadas com diabetes, controlar os valores de pressão arterial é tão importante como controlar os valores de glicemia. O aconselhamento médico é fundamental para encontrar a estratégia de tratamento ideal para si.
Sociedade Portuguesa de Hipertensão
Fundação Portuguesa de Cardiologia
Diabetes UK
WebMD
ESH/ESC