Pub
Pub
artigo
imprimir

Hipoglicemia: sintomas que deve conhecer

A hipoglicemia pode ser perigosa e é, por isso, fundamental saber quando deve atuar. Saiba quais os sintomas que deve conhecer.

A hipoglicemia é frequente na população diabética, sobretudo quando o tratamento é feito com certos tipos de medicamentos ou após o exercício físico. Se está em risco de hipoglicemia, os sintomas são o seu sinal de alerta: está na hora de atuar! Por isso, é fundamental saber identificá-los.

Mas, nem todas as pessoas sentirão os mesmos sintomas. Além disso, os sintomas podem variar dependendo do nível de glicemia. Ou seja, quanto mais baixo, maior pode ser a quantidade e intensidade dos sintomas.

 

Em caso de dúvida, faça a sua medição da glicemia. Acima de tudo, a medição ajuda-o a despistar a hiçoglicemia. Assim, perante níveis demasiado baixos de açúcar no sangue poderá comer um pequeno snack ou beber um sumo para repor os valores. Se, no entanto, tem hipoglicemias frequentes ou não sabe ao certo o que é melhor para o seu caso, não deixe de falar com o seu médico.

 

Consulte a nossa galeria e fique atento aos sintomas!

Hipoglicemia: os sintomas que deve conhecer
  • Hipoglicemia: os sintomas que deve conhecer

    1 - Tremores e sensação de ansiedade ou nervosismo

    Os tremores, bem como a sensação de ansiedade ou nervosismo são sintomas comuns de hipoglicemia que podem surgir devido à reação do organismo à redução da energia necessária para o seu funcionamento. Poderá parecer um contrassenso que o organismo pareça mais ativo e ansioso quando tem menos fonte de energia, mas o que acontece é uma aparente contra-reação: o organismo prepara-se para reagir perante uma adversidade ou desafio que é, neste caso, a hipoglicemia.

     

    1 / 5
  • Hipoglicemia: os sintomas que deve conhecer

    2 - Irritabilidade e suores frios

    Tanto a irritabilidade (ou sensação de impaciência) como os suores frios são sintomas que podem passar despercebidos, mas que podem também ser uma consequência dos valores demasiado baixos de glicemia.

    2 / 5
  • Hipoglicemia: os sintomas que deve conhecer

    3 - Batimento cardíaco irregular

    Quando os valores de glicemia descem abaixo dos valores recomendados pode ainda sentir um batimento cardíaco irregular, mais uma resposta do organismo à falta de energia. 

    3 / 5
  • Hipoglicemia: os sintomas que deve conhecer

    4 - Sensação de fome

    Porque os valores de glicemia estão muito baixos é normal que o organismo lhe envie sinais que dizem «preciso de energia». E para o organismo, a forma mais imediata de obter energia é através da alimentação, traduzindo-se na sensação de fome.

    4 / 5
  • Hipoglicemia: os sintomas que deve conhecer

    5 - Confusão, visão turva e perda de consciência

    Estes são sintomas que tendem a surgir sobretudo em casos mais severos de hipoglicemia, que surgem porque os níveis baixos de glicemia impedem o funcionamento correto do organismo. Caso sinta qualquer um destes sintomas é necessário reagir rapidamente!

     

    5 / 5
artigo

125.

5 snacks saudáveis a ter por perto

Porque não se junta à comunidade Diabetes 365º?

Referências
  • American Diabetes Association (ADA)

  • WebMD

artigo
imprimir
anterior seguinte