Pub
Pub
artigo
imprimir

Manter-se ativo nas férias de Natal

As férias de Natal estão quase, quase a chegar! E neste ano tão atípico em que nos pedem para ficar em casa, o sofá parece pedir ainda com mais força que não o larguemos… Mas será essa uma boa decisão? Neste artigo damos-lhe algumas dicas para evitar o sedentarismo durante as férias de Natal.

O Natal é uma época de amor, carinho e de reunião com a família. Mas é também uma época de muita ansiedade para uma grande parte da população. Nas férias de Natal, as rotinas alteram-se. Os horários, atividade física e hábitos alimentares são diferentes do que estamos habituados. Para alguns isto não faz diferença. Para as pessoas com diabetes pode significar não conseguir manter a doença controlada. Mas não desespere! É perfeitamente possível gerir a diabetes: uma das maneiras, é manter-se ativo nas férias de Natal. Nós damos-lhe algumas dicas.

Como manter-se ativo nas férias de Natal

Evitar o sedentarismo nas férias de Natal

 

Durante a época das férias de Natal tendemos, sobretudo, a:

 

  • comer maior quantidade de doces, fritos e outras comidas ricas em gordura e hidratos de carbono;
  • beber mais álcool;
  • estar mais relaxados ou ansiosos;
  • alterar os horários ou saltar refeições;
  • praticar menos atividade física – seja por deixarmos de ir ao ginásio ou por estar mais tempo em casa.

 

Todos estes fatores tornam difícil manter a glicemia sob controlo. E não é necessariamente preciso contrariar esta realidade. Simplesmente, há que ter consciência dela e adotar algumas medidas para não causar dano. Uma delas é medir mais frequentemente os níveis de glicose (açúcar) no sangue. Assim, poderá fazer os ajustes necessários a tempo. Outra é mexer-se, sempre que possível!

 

Hoje em dia, é raro o ginásio que fecha paras as férias de Natal. Por isso, se está inscrito, nada de usar essa desculpa! No entanto, sabemos que poderá fechar nos feriados. Ou poderá estar próximo do trabalho e longe de casa. Também lhe pode apetecer cortar com essa rotina e não há problema nenhum! Por outro lado, é possível que não esteja inscrito de todo. Seja qual for o seu caso, tente manter-se ativo e praticar algum tipo de atividade física todos os dias. Em especial durante as férias de Natal, para compensar alguns excessos típicos da época.

artigo

44.

Um Natal delicioso para crianças com diabetes

Férias de Natal ativas

 

Veja como é simples*:

 

  • Faça uma caminhada pelo seu bairro, por exemplo. Meia hora todos os dias é o bastante!
  • Experimente um treino online. Existem imensos vídeos gratuitos, fáceis de acompanhar e para vários níveis.
  • Ponha música e dance como lhe apetecer. Se tiver crianças, esta é uma excelente forma de passar tempo com elas. E todos se divertem!
  • Ande pela casa ou marche no mesmo sítio.
  • Contrate um treinador pessoal. Se tiver a possibilidade, esta é uma ótima opção! O treinador irá criar um plano de treino adequado ao seu nível e necessidades. Além disso é muito cómodo! Podem combinar encontro num jardim ou parque público, ou até mesmo fazer aulas online, em direto.

 

Se não conseguir fazer a meia hora de exercício seguida, divida-a em dois momentos de 15 minutos ou três de 10 minutos. Vai ver que não custa nada e até lhe vai saber bem!

 

De qualquer forma, consulte o seu médico antes de iniciar um novo plano de treino. Principalmente se tiver alguma doença associada à diabetes. Além disso, nunca se esqueça de medir os níveis de glicemia antes de praticar qualquer atividade física.

 

* No momento em que escrevemos este artigo, em Portugal continuamos com algumas restrições impostas pela pandemia de COVID-19. Cumpra sempre as medidas de saúde em vigor na sua área de residência. Utilize os equipamentos de proteção individual sempre que necessário. Respeite os horários de recolher obrigatório. Mas sem desculpas! Desde que não tenha restrições médicas, é possível encontrar formas simples e seguras para se manter ativo.

 

Junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Referências
  • Diabetes Québec

  • Rush University Medical Center

artigo
imprimir
anterior seguinte