Nutrição na infância quando se é diabético
Diabetes na infância. Como se deve comer? Qual os alimentos que devemos evitar? Hoje vamos ver estas questões esclarecidas.
A diabetes é uma doença que afeta uma percentagem significativa da população portuguesa, principalmente a mais idosa. Apesar disso, também está presente na infância e é a designada diabetes tipo 1. O que acontece nas crianças diabéticas é que o pâncreas, que normalmente produz a insulina, responsável pela degradação dos açúcares, não está a desempenhar a sua função de forma correta. Há, por isso uma acumulação de açúcar, por este não estar a ser degradado.
É muito importante uma adequada nutrição na infância, e ainda mais importante para as crianças que têm diabetes. A educação nutricional deve ser centrada no doente e partilhada por uma equipa clínica. Os objetivos de uma correta nutrição na infância centram-se na promoção do controlo do açúcar no sangue, evicção das complicações associadas à diabetes e manutenção do peso adequado.
Nutrição na infância: o que saber
Como organizar o prato?
Devemos dividir o nosso prato em 4 partes. Metade do prato deve ser ocupado por legumes ou vegetais, e o restante, metade com carne ou peixe e a outra metade com os hidratos de carbono (massa, batata ou arroz, por exemplo). É muito importante optar por beber água às refeições, em detrimento de outro tipo de bebidas (como por exemplo os refrigerantes).
Conselhos para a nutrição na criança com diabetes
- Dar-se preferência aos produtos sazonais e à proveniência local dos alimentos.
- Preferir-se o uso de ervas aromáticas em vez do sal
- Promover o uso de técnicas culinárias saudáveis: por exemplo fazer refogados com azeite e água em vez de usar só azeite
- Dedicar tempo à confecção dos alimentos e à confeção da refeição
- Aumentar o tempo de atividades de lazer
- Ingerir diariamente fontes proteicas a partir de leite e derivados e usar as leguminosas como uma boa alternativa proteica.
- Optar por gorduras mais saudáveis, como azeite, óleo de amendoim e óleo de peixe
- Ter em atenção ao horário das refeições, ao fracionamento alimentar e à quantidade de alimento ingerida
- Saber ler os rótulos dos alimentos
Alimentos a evitar
- Carnes vermelhas processadas
- Açúcares refinados, muito presentes nos refrigerantes
- Alimentos ricos em corantes e conservantes
- Pão branco (preferir o pão de mistura de cereais)
Outro conselho muito importante na nutrição na infância com diabetes, é não passar muito tempo sem comer, uma vez que, estando a fazer insulina, a probabilidade de fazer uma hipoglicemia (a designada é maior. Uma criança com diabetes pode e deve fazer uma alimentação normal. No entanto, devemos estar mais atentos à ingestão moderada de alimentos ricos em açúcar, porque estes são metabolizados de maneira mais lenta e podem fazer com que haja um descontrolo da doença de base.
Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!