Pub
Pub
artigo
imprimir

Perigo! Alimentos com alto teor de gorduras

Descubra quais os alimentos que deve evitar para reduzir o consumo de gorduras saturadas.

Se é verdade que existem gordurinhas boas para a saúde (como os ómegas-3), há outras que deve manter a distância! Sim, falamos naturalmente das gorduras saturadas e das gorduras trans. Neste artigo, descubra como reduzir o seu consumo na alimentação reconhecendo os principais alimentos com alto teor de gorduras!

 

Mas por que deve, afinal, reduzir o consumo de gorduras saturadas? Em primeiro lugar, porque estas trazem vários malefícios para a saúde, aumentando os valores de colesterol. Além disso, não ajudam a manter um peso saudável (ou mesmo quem precisa de perder uns quilos extra).

 

Uma alimentação pobre em gorduras saturadas é, além do mais, uma alimentação amiga da diabetes e do coração. vamos a isso? Evite estes alimentos com alto teor de gorduras saturadas!

Alimentos com alto teor de gorduras saturadas
  • Alimentos com alto teor de gorduras saturadas

    Carnes vermelhas e carnes processadas

    O bacon, a carne vermelha, as salsichas e as carnes processadas são um dos principais inimigos de uma dieta livre de gorduras saturadas. Assim sendo, evite consumir este tipo de alimentos todos os dias, substituindo por alternativas mais saudáveis. Quais? As leguminosas, o peixe, os frutos secos, a carne de aves e os produtos à base de soja.

    1 / 5
  • Alimentos com alto teor de gorduras saturadas

    Produtos diários

    Apesar de serem saborosos e estarem muito presentes na nossa alimentação, os produtos diários como o leite, os iogurtes ou os queijos são uma fonte adicional de gorduras saturadas. Mas será que é preciso cortá-los completamente da alimentação? Não! Deverá ter atenção às quantidades, reduzir a frequência e procurar alternativas magras que tenham menos gordurinha.

    2 / 5
  • Alimentos com alto teor de gorduras saturadas

    Molhos e algumas gorduras alimentares

    Os molhos e algumas gorduras alimentares são, também, ricos em gordurinhas saturadas. Mas do que estamos a falar mesmo? Da boa manteiga, da maionese, do óleo de coco, do óleo de palma e dos molhos feitos à base de natas. O que fazer para mudar? Preferir opções mais saudáveis como, por exemplo, o azeite, o óleo de canola ou o óleo de girassol. Além disso, poderá sempre consultar os rótulos dos alimentos: compare e escolha as opções com menos gordurinha saturada.

    3 / 5
  • Alimentos com alto teor de gorduras saturadas

    Alimentos fritos

    Como sabe, há formas e formas de cozinhar. E, naturalmente, algumas são mais saudáveis do que outras. O processo de fritura adiciona gordurinhas saturadas e trans aos alimentos, razão pela qual deverá preferir outros métodos. Assim sendo, para reduzir o consumo deste tipo de gorduras o ideal será começar a experimentar outras formas de cozinhar!

    4 / 5
  • Alimentos com alto teor de gorduras saturadas

    Chocolate

    Sim, é verdade! Graças ao conteúdo em manteiga de cacau, o chocolate contém alguma percentagem de gorduras saturadas. Ainda assim, e de acordo com um artigo do The New York Times, a gordura que o chocolate contém não é tão negativa para a saúde como, por exemplo, a gordura presente na carne vermelha. Por outro lado, e apesar de não precisar de cortar completamente o chocolate da sua alimentação, vale a pena moderar as quantidades!

    5 / 5
artigo

210.

Dicas sobre como baixar o colesterol

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Fontes

Referências

  • The New York Times
  • VeryWellHealthcom
artigo
imprimir
anterior seguinte