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Peso saudável: IMC e diabetes

Manter um peso saudável é importante para prevenir e tratar a diabetes tipo 2. Descubra o que é o Índice de Massa Corporal (IMC) e como o usar.

Apesar de as causas da diabetes tipo 2 ainda não serem completamente compreendidas, há fatores de risco conhecidos que podem aumentar a probabilidade de ter a doença. Um deles é o excesso de peso ou a obesidade. E é aqui que entra o conceito de Índice de Massa Corporal (IMC): o IMC na diabetes pode ser uma boa forma de ajudar a saber se está num peso adequado à sua altura.

O que é o IMC e como calcular?

Criado por Adolphe Quetelet, um matemático belga nascido em 1796, o IMC pode ser calculado rapidamente e dá-nos uma ideia se estamos num peso saudável, adequado à nossa altura.

 

O cálculo é simples: basta dividir o seu peso (em quilogramas) pelo quadrado da sua altura (em metros). Vamos a um exemplo prático: uma pessoa que tenha 90 kg e uma altura de 1,77 deverá então fazer o seguinte cálculo:

 

IMC = 90 / (1,77 x 1,77) = 28,7

 

Uma vez tendo o valor do seu IMC, resta-lhe procurar a categoria em que se insere.

 

O que significa o meu valor de IMC?

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o IMC subdivide-se nas seguintes categorias:

 

  • < 18,5: Abaixo do peso
  • 18,5 – 24,9: Peso normal
  • 25,0 – 29,9: Excesso de peso
  • 30,0 – 34,9: Obesidade (Grau I)
  • 35,0 – 39,9: Obesidade (Grau II)

 

Assim sendo, no exemplo dado, a pessoa com peso de 90 kg e altura de 1,77 m (IMC = 28,7) estaria com excesso de peso.

Considerações sobre o Índice de Massa Corporal

Ainda que o IMC seja muito utilizado, o seu uso dá-nos apenas uma indicação da probabilidade de uma pessoa estar abaixo do peso, num peso saudável ou acima do peso. Ainda que exista uma correlação entre o IMC e a gordura corporal, esta ferramenta não é suficiente para ter uma resposta precisa sobre se está no seu peso mais saudável. Porquê?

 

Em primeiro lugar, o IMC tem apenas em conta o peso e a altura. Sabe-se, contudo, que há outros fatores que influenciam o conceito de peso ideal: como a quantidade de músculo ou gordura que a pessoa tem. Ainda que um homem e uma mulher tenham o mesmo IMC, os homens tendem a ter mais músculo e menos gordura do que as mulheres.

 

Além disso, o IMC não tem em conta a idade: tendencialmente, uma pessoa mais idosa tem mais gordura do que um jovem adulto. Mas como o índice de massa corporal não diferencia entre músculo e gordura, se um idoso e um jovem tiverem o mesmo peso e altura, terão o mesmo IMC, apesar de a composição dos seus corpos ser diferente. Outro caso em que o índice de massa corporal pode não refletir a realidade são os desportistas, que tendem a ter muito mais massa muscular do que massa gora (e ainda assim têm um IMC alto).

 

Além disso, é normal que a composição corporal mude em determinadas fases da vida: na gravidez e lactação o corpo da mulher muda. É por isso que o índice de massa corporal não é uma ferramenta adequada para as grávidas.

 

Por isso, não deixe de ter em conta outras medições importantes: avalie também a gordura corporal, a massa muscular e o perímetro abdominal.

 

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10.

Hábitos que ajudam a prevenir a diabetes tipo 2

O que sabemos sobre o IMC na diabetes?

Manter um peso saudável é fundamental quer para a prevenção, quer para o tratamento da diabetes tipo 2. Segundo Diabetes.co.uk, acredita-se que a obesidade seja responsável por 80 a 85 % do risco de ter diabetes tipo 2. Além disso, e de acordo com a mesma fonte, quem tem obesidade tem uma probabilidade 80 vezes maior de desenvolver diabetes tipo 2, comparativamente a quem tem um IMC inferior a 22.

 

De acordo com um estudo publicado em 2016 que analisou informação de uma base de dados de cerca de 12 000 doentes americanos, entre 1991 e 2010, ter um índice de massa corporal apenas moderadamente elevado foi ainda assim associado com um risco mais elevado de ter complicações da diabetes.

 

Fontes

Referências

  • Diabetes Canada
  • Diabetescouk
  • World Health Organization (WHO)
  • Gray N, et al, 2016
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