Pub
Pub
artigo
imprimir

Preparar uma cirurgia quando se tem diabetes

É diabético(a) e não sabe que impacto isso pode ter se precisar de ser submetido a uma cirurgia? Há mais riscos? Cuidados especiais a ter? Venha aprender.

A diabetes é uma doença crónica que deve ser tida em conta quando o doente tem que ser operado. O risco de complicações é maior nos doentes diabéticos e, por isso, é fundamental saber preparar uma cirurgia.

Conhecer o risco de complicações

O risco de complicações pós-cirúrgicas é maior nos doentes diabéticos. As complicações em que o risco é maior são, entre outros:

 

 

Além disso, os doentes diabéticos com nefropatia diabética (complicações no rim pela doença) têm ainda maior risco de complicações e mortalidade. Adicionalmente, uma cirurgia pode, no fundo, ser um perigo para o controlo da diabetes. As causas podem ser várias: o stresse ou dor inerente à cirurgia, a alteração na rotina de alimentação, a menor atividade, vómitos que surgem depois da cirurgia, entre outros.

 

O que posso fazer para evitar complicações? Como posso preparar uma cirurgia?

 

Antes de mais, deverá falar com o seu médico. Cada caso é um caso e, além disso, cada cirurgia tem implicações diferentes.
Saiba que o mau controlo da diabetes está, de facto, associado a resultados desfavoráveis. Assim, controlar a sua doença, particularmente no período que antecede a cirurgia pode fazer a diferença.

 

Além disso, estar atento a alguns sinais de alarme como febre, uma zona de incisão mais vermelha, inchada ou com dor ao toque é também importante.

 

Para evitar as úlceras de pressão deve mexer-se na cama, mudando posições e levantando-se frequentemente, caso seja possível. Após a cirurgia, deve junto do seu médico de família ser reavaliado para continuar o seguimento e bom controlo da doença.

 

A diabetes aumenta o risco de complicações pós-cirúrgicas. O doente deve ter um bom controlo da doença e estar atento a algumas das complicações que pode ajudar a evitar. Após a cirurgia, deve continuar a ter cuidado com o controlo da diabetes.

quiz

114.

O que sabe sobre o risco cardiovascular e diabetes?

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte