Pub
Pub
artigo
imprimir

Prevenir a diabetes na pessoa idosa

A vigilância e o controlo da diabetes na terceira idade têm algumas especificidades, saiba o que fazer para prevenir.

A vigilância e o controlo da diabetes na pessoa idosa têm algumas especificidades, sobretudo porque o risco de diabetes aumenta com a idade e porque a probabilidade de ter outros problemas de saúde é maior. Além disso, é na senioridade que as complicações da diabetes são mais frequentes e difíceis de tratar.

 

Controlar diariamente a diabetes na pessoa idosa

Nesta faixa etária, é fundamental ter uma alimentação saudável e equilibrada e manter uma vida ativa. Tal como em qualquer outra idade, é crucial fazer uma gestão dos níveis de glicemia, bem como de outros parâmetros que podem vir a desencadear problemas comuns e difíceis de controlar à medida que o tempo avança: os níveis de colesterol, triglicéridos e de pressão arterial. Uma alimentação saudável e equilibrada poderá ajudar a prevenir e gerir não apenas a diabetes e o risco de complicações, como outros problemas de saúde. O ideal será seguir a orientação da sua equipa de saúde, capaz de o ajudar a escolher opções considerando o seu estado de saúde. Descubra mais sobre o papel da alimentação no tratamento da diabetes.

 

Por outro lado, o exercício físico, adaptado à idade e estado de saúde, é fundamental para melhorar a sensibilidade à insulina e para manter um peso saudável. Inclua as caminhadas na rotina: um simples passeio ajuda o organismo a utilizar melhor o açúcar disponível. Antes de iniciar uma nova atividade física, é importante consultar a sua equipa de saúde, de modo a garantir que a escolha é adequada. Se tem diabetes e quer começar a tornar o seu dia a dia mais ativo não se esqueça de falar com a sua equipa de saúde sobre os cuidados extra que podem vir a ser necessários como, por exemplo, fazer uma refeição a mais antes do exercício físico, ajustar o seu tratamento às necessidades de insulina e levar sempre identificação consigo juntamente com dois ou três pacotes de açúcar paratratar uma eventual hipoglicemia.

 

 

Evitar a hipoglicemia

A hipoglicemia acontece quando os níveis de açúcar no sangue descem para valores mais baixos do que o normal. Assim, é importante estar alerta para possíveis sintomas de hipoglicemia e evitar comportamentos que possam espoletá-la: um engano na medicação, fazer refeições desequilibradas ou fazer mais exercício físico do que o habitual podem levar a uma baixa nos valores de glicemia.

 

video

13.

Acha que sabe o que é a diabetes?

Prevenir as complicações

A idade pode acelerar o aparecimento de complicações da diabetes. É importante
ter em atenção que estas complicações podem evoluir sem que se dê conta, devendo realizar o controlo da glicemia de acordo com o combinado com a sua equipa de saúde (bem como do colesterol, triglicéridos e pressão arterial), fazer consultas regulares e exames de rotina aos órgãos mais sensíveis (olhos, rins e coração) para garantir a sua segurança.

 

Procurar o apoio necessário

O apoio da família ou mesmo de cuidadores profissionais pode ser necessário para garantir o bem-estar e a segurança. A pessoa idosa com diabetes deve sempre procurar apoio num ambiente de abertura, compreensão e partilha. A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) oferece vários cursos de formação para o apoio à diabetes na pessoa idosa, bem como dispõe de atividades como os «Sábados Desportivos»”, dedicados à atividade física para pessoas com diabetes e seus familiares.

 

Referências
  • Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP)

artigo
imprimir
anterior seguinte