Refeições em restaurantes: estratégias de defesa
Uma ida ao restaurante é uma forma de mudar de ares, experimentar novos sabores e de desfrutar da companhia da família e dos amigos. No entanto, pode ser uma experiência difícil para quem procura manter o controlo da sua glicemia. Siga estes conselhos da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP)!

Quando se fazem refeições em restaurantes, há algumas estratégias que ajudam a ter uma alimentação mais equilibrada. Em primeiro lugar, é importante começar a fazer opções antes de chegar ao restaurante, assegurando-se de que:
- Escolhe um restaurante à sua medida: consulte o menu e ligue com antecedência para saber se tem as opções adequadas às suas necessidades. Em caso de dúvida, pergunte como é constituído o prato.
- Não chega ao restaurante com muita fome: coma uma sopa ou fatia de queijo magro ou 3 ou 4 nozes antes de chegar, e assim será mais fácil controlar as doses e resistir às gorduras e ao sal dos queijos, azeitonas e manteigas da «entrada».
É na altura de fazer o pedido, que vai decidir a qualidade da sua refeição, pois pode escolher alimentos mais saudáveis! Além disso, lembre-se de que se não tiver alguns alimentos na sua travessa ou no seu prato, é impossível sentir-se tentado a comê-los.
Refeições em restaurantes: aprender a escolher
Para comer
- Tente optar mais vezes por peixe e carne de aves;
- Peça para trocar batatas fritas, por exemplo, por batata cozida ou assada, ou por arroz;
- Assegure-se de que a salada ou os legumes vão estar presentes para complementar o acompanhamento;
- No caso de uma refeição que contenha enchidos (como, por exemplo, o cozido à portuguesa) pode pedir uma ou duas rodelas do seu favorito, acompanhado apenas por carnes magras;
- Se quiser comer algo antes, peça uma salada;
- Ao pedir sopa, opte por reduzir depois a quantidade de alimentos ricos em hidratos de carbono;
- Evite rodízios e buffets que predispõem a comer mais do que o necessário;
- Peça para trocar alguns dos alimentos do seu prato ou para reduzir o sal, sempre que achar necessário;
- Opte por meias doses. Assim sendo, escolher restaurantes com doses maiores só lhe trará vantagens se estiver a pensar em dividir a dose com alguém. E sempre que sobrar, não force: peça para levar!

Para beber
- A água é, sem dúvida, a melhor bebida e a melhor escolha! Pode servi-la num copo com uma rodela de limão. Evite os refrigerantes porque contêm demasiado açúcar. Pode optar por um refrigerante sem açúcar («zero»), ou um de frutos que contenha apenas adoçante e a frutose correspondente aos frutos;
- Se é adulto e se optar por bebidas alcoólicas, beba apenas 1 copo de cerveja ou 1 copo de vinho.
Se quiser uma sobremesa doce
- Reduza previamente o total de batatas/arroz/massas do prato, ingerindo, e reforce a quantidade salada ou legumes para, juntamente com a sobremesa, não acumular demasiados hidratos de carbono nessa refeição;
- Tente, também, reduzir a quantidade de gordura dessa refeição;
- Se só decidiu que quer uma sobremesa depois da refeição, tente dividi-la com alguém.
Junte-se à comunidade Diabetes 365º!
Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP)